Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Desafio: Calculando pedidos

Como eu pensei nesse algoritmo.

Primeiro, definimos os preços dos produtos: hambúrguer custa 12 reais, batata frita custa 7 reais e refrigerante custa 5 reais. Depois, o sistema precisa perguntar ao cliente quantos de cada item ele deseja. Essas quantidades são guardadas para fazer o cálculo.

Com essas informações, o sistema multiplica a quantidade de cada item pelo seu respectivo preço. Isso gera um valor parcial para cada produto. No final, basta somar todos esses valores para chegar ao total do pedido.

O passo a passo do algoritmo ficaria assim:

< Início >

1º passo: definir os preços dos produtos
→ hambúrguer = 12
→ batata frita = 7
→ refrigerante = 5

2º passo: entrada >> pedir ao cliente:
→ quantidade de hambúrguer
→ quantidade de batata frita
→ quantidade de refrigerante

3º passo: calcular os valores de cada item
→ total_hambúrguer = quantidade_hambúrguer × 12
→ total_batata = quantidade_batata × 7
→ total_refrigerante = quantidade_refrigerante × 5

4º passo: somar todos os valores
→ total_pedido = total_hambúrguer + total_batata + total_refrigerante

5º passo: exibir o valor total do pedido
→ mostrar “Total a pagar: R$ (valor)”

< Fim >

2 respostas
solução!

Oi, Jonatan! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Eu gostei da forma como você organizou o algoritmo em etapas, definindo os preços, coletando as quantidades, calculando os valores parciais e somando tudo no final. Essa divisão deixa o raciocínio mais claro e ajuda bastante na lógica de programação.

Seu passo a passo está bem estruturado e mostra uma boa compreensão de entrada, processamento e saída. Dica: ao montar esse algoritmo em código, use nomes de variáveis simples e descritivos, como quantidadeHamburguer, totalBatata e totalPedido, pois isso facilita a leitura e a manutenção do programa.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oi Lorena!

Obrigado pela sua observação!

Sim, estarei utilizando nomes de variáveis simples e descritíveis ao montar o meu código.