O Brainstorm é uma ótima técnica para resolução de problemas. No processo de ideação é sempre bom não deixar censurar as ideias das outras pessoas, afinal, o Brainstorm é apenas um dos processos para chegar na resolução final. Mas no trabalho com várias pessoas de uma equipe é necessário controlar o tempo e também não deixar que uma pessoa se sinta subjulgada, ainda mais quando estamos trabalhando com o chefe ou supervidor do projeto, onde podemos acabar nos sentindo inferiozados com a ideia.
Eu já passei por essas situações, onde na equipe, ficamos muito tempo no processo da geração de ideias e demorávamos a avançar ou de se sentir subjulgado, de definir uma resolução, por isso, que o melhor era trabalhar o Brainstorm Individual e, depois, em equipe discutiamos as ideias proposta por cada colaborador ou de trabalhar a técnica Brainwriting.
Então, por isso, tenho como sugestão trabalhar essas técnicas do Brainstorm, dos quais utilizo até hoje:
- Brainstorm Individual - Onde o colaborador, sozinho, elabora as ideias para mais tarde discutí-las em grupo;
- Brainwriting - Onde os participantes da equipe, colocam suas ideias por escrito, podendo ser em post it, de forma anônima e, depois, agrupam as ideias no painel para mais tarde, em equipe, todos possam discutí-las.
Após isso, finalizamos a discussão escolhendo a melhor ideia, que tivesse a melhor proposta de valor, utilizando a técnica de votação, chamada: Zen Voting.