Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Desafio: Automatizando tarefas

Para resolver o desafio do sistema de eventos online, estruturei o algoritmo com foco na automação baseada em dados de tempo de permanência.

1. Dados de Entrada Necessários
    Lista de Participantes: Nomes e endereços de e-mail dos usuários.

Logs de Acesso: Registros de entrada e saída (timestamp) de cada usuário na plataforma.

Duração Total: O tempo exato de duração da transmissão ao vivo.

1. Lógica do Algoritmo (Linguagem Natural)
    O processo segue as seguintes etapas executáveis:

Leitura de Dados: O sistema acessa a lista de logs de acesso de todos os usuários que se conectaram.

Cálculo de Tempo: Para cada usuário na lista, o algoritmo calcula o tempo total de permanência (Horário de Saída - Horário de Entrada).

Verificação de Condição: O sistema compara o tempo calculado do usuário com a duração total do evento.

Tomada de Decisão (Filtro):

SE o tempo do usuário for igual ao tempo total da transmissão, ENTÃO ele é marcado como "Aprovado para E-mail".

SENÃO, o usuário é ignorado nesta automação.

Ação Final: O algoritmo gera uma lista final e aciona o servidor de e-mail para enviar a mensagem de agradecimento automaticamente aos usuários aprovados.

Conclusão:
Essa abordagem garante que o objetivo de negócio seja cumprido com precisão, utilizando uma estrutura modular que facilita futuras atualizações, como a emissão de certificados para os mesmos participantes.

2 respostas

Olá, Lucineia!

Geostei muito da sua proposta de solução, que está muito bem estruturada.

Pensei de uma outra forma e gostaria que fosse avaliada para entender se estou no caminho certo e quais as oportunidades:

Para resolver o desafio do sistema de eventos online, estruturei o algoritmo com foco na automação baseada em uma pesquisa de satisfação ao final do evento que seria a comprovação que a pessoa permaneceu até o final.

Na minha solução eu pensei dessa maneira:

Algoritmo:
Entrada > lista de participantes do evento
Processamento > Solicitar a confirmação da participação ao final do evento através de uma pesquisa de satisfação que colete o nome completo do participante
Tomada de decisão > Comparar a lista inicial dos participantes vs a lista de quem respondeu a pesquisa ao final do evento e marcar somente quem respondeu a pesquisa para receber os agradecimentos
Ação final > enviar e-mail de agradecimento para a lista de respondentes da pesquisa

solução!

Oi! Andréa

Gostei bastante da sua abordagem achei interessante trazer a pesquisa de satisfação como critério, porque além de validar a presença até o final, você ainda coleta um dado super valioso para o negócio.

Comparando com a minha solução, percebo que seguimos caminhos diferentes, mas complementares:

Na minha, foquei em dados objetivos de permanência (logs de acesso)
Na sua, você trouxe uma validação ativa do usuário, o que enriquece a experiência e gera insights

Um ponto interessante da sua abordagem é que ela:

✔ Garante engajamento até o final
✔ Gera feedbacks do evento
✔ Pode ser usada para melhorias futuras

Como oportunidade de evolução, talvez desse pra combinar as duas ideias: usar os logs para validar presença + a pesquisa como etapa opcional para enriquecer os dados

Assim, o sistema ficaria ainda mais robusto e confiável.

Obrigada pela contribuição!!