1
resposta

Desafio: automatizando processos na equipe de RH

Primeiro, eu decomporia o problema em partes menores, separando as tarefas repetitivas, como agendar entrevistas, enviar e-mails de confirmação e montar a agenda semanal. Assim, fica mais fácil entender cada etapa do fluxo.

Em seguida, eu reconheceria padrões, já que toda semana o processo é praticamente o mesmo: escolher horários disponíveis, confirmar com os candidatos e registrar tudo em uma agenda. Com isso, seria possível padronizar essas ações.

Depois, eu criaria abstrações para simplificar o processo, como um formulário único onde o candidato escolhe os horários disponíveis, um modelo padrão de e-mail de confirmação e uma agenda centralizada que reúna todas as entrevistas.

Por fim, eu definiria um algoritmo, ou seja, um passo a passo automático:
o candidato escolhe o horário → o sistema registra na agenda → o e-mail de confirmação é enviado automaticamente. Dessa forma, o time de RH reduziria o trabalho manual, ganharia tempo e conseguiria focar em atividades mais estratégicas.

1 resposta

Oi! Como vai?

Agradeço por compartilhar seus aprendizados com a comunidade Alura.

Você aplicou bem as etapas do pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmo. Sua explicação mostra entendimento do fluxo e de como a automação ajuda a reduzir tarefas manuais e organizar o processo. Continue assim!

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!