Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

DESAFIO- AUTOMAÇAO RH EQUIPE- APP E FLUXOGRAMA

Como é meu primeiro contato com isso, não tenho certeza se fiz do jeito certo, então estou super aberta a feedbacks para aprender mais. Se alguém tiver alguma dica ou sugestão do que pode ser ajustado no meu fluxo, comenta aqui embaixo

O que a aula quis dizer:
A aula ensina que qualquer problema pode ser resolvido de forma lógica antes de partir para qualquer ferramenta ou tecnologia. Para isso ela apresenta quatro pilares do Pensamento Computacional - decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmo - que funcionam como um caminho de raciocínio para chegar numa solução clara e organizada.
Como cheguei no raciocínio:
Peguei o problema do time de RH sobrecarregado e apliquei os quatro pilares um por um. Decompus o processo em etapas, identifiquei o que se repetia toda semana, abstraí o que o RH precisava ver e montei um algoritmo com a sequência lógica do início ao fim.

Decomposição: Em vez de olhar para o "RH sobrecarregado" como um monstro único, tentei buscar o problema. Separei o que é triagem de currículos, o que é agendamento de entrevistas e o que é feedback final. Quando a gente divide, o peso diminui.

Reconhecimento de Padrões: Aqui, identifiquei que toda semana o time perdia horas nas mesmas tarefas manuais. Da pra notar que o fluxo de aprovação de um candidato segue quase sempre o mesmo ritual, independentemente da vaga.

Abstração: Essa etapa, é a hora boa de limpar o excesso. Só ignorar detalhes irrelevantes pro o sistema (como o layout do currículo) e focar apenas nos dados que o RH precisa para tomar a decisão (nome, experiência, status da entrevista). É o foco no que é vital. Mais importante nesse caso vamo dizer assim

Algoritmo: Por fim, cria o roteiro. No papel, ou um fluxograma , eu gosoto muito do draw.oi
É o passo a passo definitivo que o sistema deve seguir: "Se o candidato X for aprovado no passo A, mova para a planilha B e dispare o e-mail C". Isso aqui é importante tbm, porque o algoritimo precisa saber tudo, ele depende demais da gente ensinar o passo a passo
pedi pra base 44 fazer um dashboard pra mostrar que a parte bonita e visual vem de algo bem mais fundo, resultado da abstração. o que resolve o problema é a analise estrategica que precisamos fazer pra resolver o problema (com os 4 pilares pra ajudar pensar), o dashboard é pra facilitar e deixar mais claro e visivel

As ferramentas:
Pesquisando um pouco mais, encontrei ferramentas gratuitas e acessíveis que resolvem cada etapa do fluxo - Google Sheets, Calendly, Gmail, Google Calendar e Base44. Sem precisar programar nada, só conectando o raciocínio às ferramentas que já existem no mercado. Tem muita ferramenta gratuita e legal que da pra explorar.

Por que isso é importante para a carreira:
Aprender esse raciocínio me ajudou a entender que posso resolver problemas em vez de só repetir tarefas manuais, e o mercado busca exatamente quem cria processos inteligentes para poupar tempo. Pensar assim está me dando mais autonomia para testar minhas próprias soluções e me preparando para ser uma profissional mais estratégica.

Materiais anexados
FLUXOGRAMA- ABAIXO ( fiz com o draw )
DASHBOARD - resultado da sua abstração, toque pra interagir ja pronto -https://exotic-flow-hr-sync.base44.app/
Base 44 pra ajudar mostrar
PDFPasso a passo que segui (inclui exemplo do café citado nas aulas, dashboard e diagrama)
PDF- resumo da aula

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

!
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
LINK PARA INTERAGIR COM O DASHBOARD CRIADO https://exotic-flow-hr-sync.base44.app/

LINK PARA CRIAR FLUXOGRAMA https://www.drawio.com/

PDF- PASSO A PASSO DO RACIOCINO
https://drive.google.com/file/d/1m60aIQxwFaMHrQ0pjysyeg3cmfj3-mqh/view?usp=sharing

PDF- RESUMO AULAhttps://drive.google.com/file/d/1aEGKnmcoIO4N-eGGyvjIgTWGTvE-FZpV/view?usp=sharing

2 respostas
solução!

Oi, Lavinia! Que entrega fantástica. Para um primeiro contato, você demonstrou uma compreensão muito profunda dos pilares.

Seu trabalho ficou excelente por alguns motivos específicos:

Pontos fortes do seu projeto:

• Aplicação prática da abstração: Você captou perfeitamente a essência desse pilar. No seu fluxograma, a nota sobre o RH ver apenas a planilha enquanto as APIs ficam ocultas é o exemplo perfeito de como esconder a complexidade técnica para focar na experiência do usuário.
  • Lógica do algoritmo: Seu fluxo está muito bem amarrado. A inclusão da condição de "Sem resposta? Reenvio em 48h" mostra que você pensou nas exceções e não apenas no caminho feliz, o que é fundamental no pensamento computacional.
  • Visualização de dados: O dashboard que você criou na Base44 materializa muito bem o resultado da decomposição. Transformar uma "pilha de currículos" em métricas como "Total de Candidatos" e "Pipeline" ajuda o RH a tomar decisões estratégicas em vez de apenas operar o sistema.

Uma pequena dica para evoluir

No pilar de Reconhecimento de Padrões, você notou que o fluxo é quase sempre o mesmo. Um próximo passo interessante seria pensar se existem padrões diferentes para vagas de níveis diferentes (ex: um processo para estagiário versus um para diretor). Isso ajudaria a criar algoritmos ainda mais inteligentes no futuro!

O uso do draw.io foi uma ótima escolha, o diagrama ficou muito limpo e fácil de ler. Continue com esse olhar de quem busca resolver o problema na raiz antes de escolher a ferramenta; essa é a marca de profissionais que realmente se destacam.

Parabéns pelo desafio concluído com tanto capricho!

Conteúdos relacionados
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oi Lorena, Muito obrigada pelo feedback e principalmente pela sugestão! Fez total sentido pra mim. eu identifiquei o padrão geral do processo, mas é importante pensar em varias possibilidades e padroes, até pra eu me desenvolver mais o pensamento mesmo.
Vou planejar isso agora, vou mapear os padrões diferentes para vagas de níveis diferentes um algoritmo para cada caminho. Quando estiver pronto, trago aqui! valeu mesmo