Olá, Guilherme! Tudo bem?
A ideia do "jeitão" da empresa, mencionada no exercício, é justamente essa: entender como as coisas realmente funcionam na prática, incluindo as dificuldades e desafios que você mencionou. Em muitas empresas, especialmente as maiores, é comum que diferentes departamentos ou setores desenvolvam suas próprias culturas e processos, o que pode dificultar a criação de um framework de gestão unificado.
No entanto, isso não significa que seja impossível ou que não existam maneiras de melhorar a situação. Uma estratégia que pode ser útil é tentar identificar as competências organizacionais que são comuns a todos os departamentos. Essas competências podem servir como um "denominador comum" que ajuda a unificar o framework de gestão.
Por exemplo, talvez todos os departamentos valorizem a inovação, ou talvez todos estejam focados em atender às necessidades do cliente. Esses são apenas exemplos, claro - as competências organizacionais reais dependerão da sua empresa específica.
Uma vez identificadas essas competências, você pode tentar incorporá-las ao framework de gestão, para que ele seja mais facilmente aceito por todos os departamentos.
Bons estudos!