1
resposta

Desafio: Aquecendo na programação Estrutura de Repetição

Esse tópico confesso que é o que eu tenho maior dificuldade mas eu tentei resolver dessa forma :

1. Escreva um programa que peça dois números inteiros e imprima todos os números inteiros entre eles.
a = int(input('Digite o 1° numero: \n'))
b = int(input('Digite o 2° numero: \n'))
print('Resultado será: ')
for i in range(a,b):
  print(i)
  1. Escreva um programa para calcular quantos dias levará para a colônia de uma bactéria A ultrapassar ou igualar a colônia de uma bactéria B, com base nas taxas de crescimento de 3% e 1,5% respectivamente. Considere que a colônia A inicia com 4 elementos e a B com 10.
a = 4
b = 10
dias = 1

while a <= b:
  print(f'{dias} dias para a colonia A ultrapassar a colonia B = {a:.1f}')
  a += 0.03
  b += 0.015
  dias += 1
  1. Para tratar uma quantidade de 15 dados de avaliações de pessoas usuárias de um serviço da empresa, precisamos verificar se as notas são válidas. Então, escreva um programa que vai receber a nota de 0 a 5 de todos os dados e verificar se é um valor válido. Caso seja inserido uma nota acima de 5 ou abaixo de 0, repita até que a pessoa usuária insira um valor válido.
contador = 1

while contador <= 15:
  notas1 = int(input('Digite uma nota entre 0 a 5: \n'))
  contador += 1
  if notas1 != range(0,6):
    print('As notas apresentadas estão incorretas')
  1. Desenvolva um programa que leia um conjunto indeterminado de temperaturas em Celsius e informe a média delas. A leitura deve ser encerrada ao ser enviado o valor -273°C.
# Usei o GPT para interpretar melhor essa pergunta pois ficou muito confuso para mim a elaboração da questão
temperaturas = []

while True:

temp = int(input('Digite um temperatura Celsus (-273 para sair): \n '))

if temp == -273:
    break

temperaturas.append(temp)

if temperaturas:
  media = sum(temperaturas) / len(temperaturas)
  print(f'A média das temperaturas digitadas são {media:.2f}C')
else:
  print('Não deu para fazer a media')
  1. Escreva um programa que calcule o fatorial de um número inteiro fornecido pela pessoa usuária. Lembrando que o fatorial de um número inteiro é a multiplicação desse número por todos os seus antecessores até o número 1. Por exemplo, o fatorial de 5 é 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 120.

fatorial = int(input('Digite um numero para sair o fatorial: \n'))
resultado = 1
for i in range(fatorial,0,-1):
  resultado = resultado * i
  print(resultado)

print(f'O Fatorial de {fatorial} é {resultado}')

Aceitando feedbacks sobre as questões de melhoria

1 resposta

Oi, Danilo! Como vai?

Obrigada por compartilhar seu código com a comunidade Alura. Você fez um ótimo trabalho ao tentar resolver os desafios propostos.

Gostei bastante de como você aplicou o loop for no primeiro exercício para imprimir os números entre dois valores.

Ícone de sugestão

Para saber mais:

A título de curiosidade, ao trabalhar com estruturas de repetição em Python, você pode aprender mais nas seguintes documentações:

Alura

Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!