Um problema que eu poderia resolver utilizando o Scrum é a organização e execução de um projeto acadêmico, como um TCC ou um trabalho de longa duração. Muitas vezes, projetos grandes acabam se tornando difíceis de administrar porque possuem várias etapas, prazos e atividades que precisam ser realizadas. Isso pode gerar desorganização, atrasos e até desmotivação, já que nem sempre é fácil visualizar o progresso ao longo do tempo.
Acredito que o Scrum pode ajudar a resolver esse problema porque ele permite dividir o projeto em etapas menores e mais fáceis de gerenciar. Em vez de tentar concluir tudo de uma vez, eu poderia organizar as tarefas em um backlog e planejar pequenas entregas em períodos curtos, chamados de Sprints. Dessa forma, seria possível estabelecer metas claras para cada período, acompanhar o que já foi concluído e identificar rapidamente o que precisa ser ajustado.
Além disso, o Scrum favorece a organização e o acompanhamento constante do progresso, o que ajuda a manter o foco e a evitar o acúmulo de tarefas. Caso surgissem mudanças ou dificuldades durante o desenvolvimento do projeto, eu poderia replanejar as próximas etapas sem comprometer o objetivo final. Por esses motivos, considero que o Scrum seria uma ferramenta eficiente para aumentar minha produtividade, melhorar meu planejamento e garantir a conclusão do projeto dentro do prazo estabelecido.