1
resposta

Desafio: analisando sentimentos em várias resenhas

Olá! Tudo certo?

Para o desafio, primeiro, solicitei ao ChatGPT que traduzisse as resenhas:

Traduzir para o português as resenhas a seguir: """Resenha 1: I use the air fryer a lot. It works very well. I made hamburgers in it last night, the were wonderful! The rack you put the food on is a little hard to clean. It has lots of crevices that food gets in. The basket itself is very easy to clean. I also do not trust the rack not to fall out when dumping out food, like French fries."""

"""Resenha 2: Air fryer works fine until the handle breaks off. There's only 3 screws that attach the handle to a plastic piece on the basket. The plastic piece breaks and the screws fall out so there's no way to attach the handle to the basket rendering the air fryer useless. If there were 4 screws or if the screws attached to metal the handle attachment would have been much more secure and less prone to breaking."""

"""Resenha 3: Even though I returned it for the bigger one of the same company I liked the fryer. Ferry ez to use But hard to judge. Seafood button isn't fish and it was a guessing game how to cook the product. I way over cooked it and the chicken legs came out crispy, but the other side was raw. But, this is my first time using an air fryer so maybe it's me. Very sleek on the counter buttons light up real nice. I made tater tots and let me tell you they came out perfect and stayed hot. I like it so much that I returned this one and got the same company Bigger one. But I had to buy it from the place itself not from Amazon and I don't lie that at all. Hope this review helps."""

O resultado obtido foi:

Resenha 1: Eu uso muito a air fryer. Ela funciona muito bem. Fiz hambúrgueres nela ontem à noite, ficaram maravilhosos! A grade onde se coloca o alimento é um pouco difícil de limpar. Ela tem muitas frestas onde os alimentos ficam presos. O cesto em si é muito fácil de limpar. Também não confio muito na grade para não cair quando estou despejando a comida, como batatas fritas.

Resenha 2: A air fryer funciona bem até que o cabo quebra. Há apenas três parafusos que prendem o cabo a uma peça de plástico no cesto. A peça de plástico quebra e os parafusos caem, então não há como prender o cabo ao cesto, tornando a air fryer inutilizável. Se houvesse quatro parafusos ou se os parafusos fossem fixados em metal, a fixação do cabo seria muito mais segura e menos propensa a quebrar.

Resenha 3: Apesar de eu ter devolvido para pegar o modelo maior da mesma empresa, eu gostei da fritadeira. Muito fácil de usar, mas difícil de acertar. O botão de frutos do mar não é para peixe e foi um jogo de adivinhação sobre como cozinhar o produto. Eu cozinhei demais e as coxas de frango ficaram crocantes por fora, mas cruas do outro lado. Porém, foi a minha primeira vez usando uma air fryer, então talvez a culpa seja minha. Fica muito bonita na bancada, os botões se acendem bem. Fiz bolinhos de batata e posso dizer que ficaram perfeitos e quentes por muito tempo. Gostei tanto que devolvi essa e comprei o modelo maior da mesma marca. Mas tive que comprar direto no site da empresa e não pela Amazon, o que não gostei nem um pouco. Espero que esta avaliação ajude.

Em seguida, fiz a solicitação para os demais pontos:

Resumir cada resenha em até 30 palavras. Apresentar as respostas no formato JSON, trazendo a identificação da resenha, o respectivo resumo, destaque dos pontos fortes, destaque dos pontos fracos, e o sentimento preponderante (positivo, negativo, neutro). As respostas devem aparecer assim: ID da resenha Resumo: Lista de pontos fortes Lista de pontos fracos Sentimento

O resultado foi:

{
  "resenha_1": {
    "Resumo": "Usuário satisfeito com a air fryer, elogia desempenho, mas aponta dificuldades na limpeza da grade e insegurança ao despejar alimentos.",
    "Pontos_fortes": ["Bom desempenho", "Fácil de limpar o cesto", "Hambúrgueres ficaram maravilhosos"],
    "Pontos_fracos": ["Grade difícil de limpar", "Risco da grade cair ao despejar alimentos"],
    "Sentimento": "Positivo"
  },
  "resenha_2": {
    "Resumo": "Air fryer funcional, mas inutilizada após quebra do cabo devido a design frágil com poucos parafusos e peça plástica fraca.",
    "Pontos_fortes": ["Funciona bem inicialmente"],
    "Pontos_fracos": ["Cabo quebra facilmente", "Design frágil", "Peça de plástico não resistente"],
    "Sentimento": "Negativo"
  },
  "resenha_3": {
    "Resumo": "Apesar de dificuldades iniciais no uso, consumidor gostou da air fryer e trocou por versão maior da mesma marca.",
    "Pontos_fortes": ["Fácil de usar", "Design bonito", "Bom desempenho com certos alimentos"],
    "Pontos_fracos": ["Botões confusos", "Desigualdade no cozimento", "Compra fora da Amazon desagradável"],
    "Sentimento": "Neutro"
  }
}
1 resposta

Olá, Jonas, como vai?

Sua abordagem para o desafio foi bastante completa. A tradução das resenhas está clara e fiel ao conteúdo original, e a organização dos dados no formato JSON atende bem às exigências propostas. Os resumos ficaram objetivos e respeitam o limite de 30 palavras, além de trazerem as informações mais relevantes de forma condensada.

A categorização dos pontos fortes e fracos também está coerente com o conteúdo das resenhas, e a definição dos sentimentos reflete bem o tom de cada uma. Parabéns pelo trabalho, Jonas, e obrigado por compartilhar. Continue postando suas soluções por aqui, o fórum está à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!