Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Desafio: a arte da escutatória: você é uma boa ouvinte?

Tenho costume de interromper alguém que está falando?
Não, e sempre que acidentalmente, peço desculpas e peço que continue

Tenho paciência para aguardar a conclusão de um raciocínio, mesmo quando discordo?
SIm, faço esse exercicio

No caso de discordar em uma conversa, já direciono minha resposta para “desconstruir” a opinião da outra pessoa?
Não, direciono em fazer ela entender o meu argumento, e se continuar discordando mesmo depois de entender, não forço nada.

1 resposta

Olá, Enzo! Como vai?

Parabéns pela realização da atividade!

Você conseguiu refletir de forma muito consciente sobre sua postura em conversas, mostrou respeito ao ouvir os outros e destacou práticas importantes como pedir desculpas ao interromper, exercitar a paciência e não forçar sua opinião quando há discordância. Isso demonstra maturidade comunicativa e empatia.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Praticar escuta ativa: reforçar o que a outra pessoa disse antes de apresentar seu ponto de vista.
  • Observar linguagem corporal: perceber sinais de desconforto ou abertura durante a conversa.
  • Treinar perguntas abertas: estimular o diálogo em vez de apenas contra-argumentar.

Ah uma pergunta: Você gostaria de explorar mais agora técnicas para fortalecer ainda mais sua escuta ativa ou estratégias para lidar com conversas difíceis sem perder a calma?

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!