1
resposta

Desafio: a arte da escutatória: você é uma boa ouvinte?

Não tenho o costume de interromper alguém enquanto está falando, porque acho importante deixar a pessoa concluir o raciocínio. Também procuro ouvir com paciência, mesmo quando discordo, para entender melhor o ponto de vista dela antes de responder. Normalmente tento manter uma conversa respeitosa, sem querer “desconstruir” a opinião da outra pessoa logo de imediato.

1 resposta

Olá, Nicole. Como vai?

Que excelente ler o seu relato sobre a prática da escutatória! O comportamento que você descreveu no fórum é uma das habilidades mais raras e valiosas no ambiente profissional e pessoal hoje em dia: a capacidade de ouvir para compreender, e não apenas para responder.

Quando você mencionou que evita interromper e busca paciência mesmo na discordância, você está aplicando um conceito fundamental que chamamos de escuta ativa. Muitas discussões e ruídos de comunicação nas empresas acontecem porque as pessoas praticam a "escuta reativa", que é quando o interlocutor mal terminou de falar e o outro já está mentalmente blindando seus argumentos para contra-atacar.

Para complementar os seus estudos nesse capítulo do curso, quero trazer três pilares da escutatória que se alinham perfeitamente com a postura que você já adota:

1. A Suspensão do Julgamento Immediate

Essa sua atitude de não querer "desconstruir" a opinião do outro de imediato é uma técnica avançada de comunicação. Ao suspender o julgamento, você consegue captar não apenas as palavras da pessoa, mas o contexto e o sentimento por trás delas. Isso gera empatia e segurança psicológica na conversa.

2. Linguagem Não Verbal na Escuta

Mesmo quando estamos em silêncio, esperando o outro concluir o raciocínio, nós continuamos nos comunicando. Manter o contato visual, inclinar o corpo levemente para a frente e acenar sutilmente com a cabeça são formas potentes de dizer ao outro: "Estou prestando atenção em você e respeito o seu tempo".

3. O Próximo Passo: A Checagem de Entendimento

Uma ótima técnica para adicionar à sua rotina, já que você ouve o raciocínio completo com paciência, é a paráfrase antes da sua resposta. Quando a pessoa terminar, você pode validar o que ouviu dizendo algo como:

"Deixe-me ver se entendi o seu ponto de vista: você acredita que o caminho X é melhor por causa do motivo Y, correto?"

Isso demonstra um respeito profundo pela fala do outro e garante que você vai responder exatamente ao que foi dito, eliminando qualquer mal-entendido.

Parabéns por praticar a comunicação de forma tão consciente e respeitosa. Esse tipo de soft skill transforma você em uma liderança e colega de equipe exemplar.

Espero que possa ter lhe ajudado!