1
resposta

Desafio: a arte da escutatória: você é uma boa ouvinte?

Tenho costume de interromper alguém que está falando? R:Não. Sou uma pessoa a qual escuta mais do que fala.
Tenho paciência para aguardar a conclusão de um raciocínio, mesmo quando discordo? R: Sim.Pois para ter uma resposta para uma opinião formada, é necessário escuta-lá por inteiro.
No caso de discordar em uma conversa, já direciono minha resposta para “desconstruir” a opinião da outra pessoa? R:Não. Pois lidamos com pessoas e é sempre bom entender o outro de uma forma respeitosa.

1 resposta

joão Pedro, muito bacana sua autorreflexão! Suas respostas mostram uma postura de respeito e escuta ativa, qualidades fundamentais para uma comunicação saudável e colaborativa. Ter paciência para ouvir, mesmo quando discordamos, é um sinal de maturidade e empatia — além de ser essencial para construir relações mais produtivas e humanas.

Gostei muito da sua colocação sobre não "desconstruir" a opinião do outro de forma direta. Buscar entender antes de responder cria espaço para conversas mais profundas e evita conflitos desnecessários. Parabéns por essa consciência, ela é cada vez mais necessária nos ambientes de trabalho e convivência!