Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Desafio: a arte da escutatória: você é uma boa ouvinte?

1-Tenho costume de interromper alguém que está falando? Não, acho uma grande falta de educação e se sou interrompida aponto que é minha vez de falar e peço para pessoa aguardar eu terminar.

2- Tenho paciência para aguardar a conclusão de um raciocínio, mesmo quando discordo? Tenho, mesmo que por dentro eu esteja ansiosa para falar minha perspectiva eu aguardo a pessoa terminar, as vezes se é uma situação mais acalorada é um pouco mais difícil controlar a vontade de falar.

3- No caso de discordar em uma conversa, já direciono minha resposta para “desconstruir” a opinião da outra pessoa? As vezes sim, mesmo tendo noção de cada pessoa tem uma opinião em determinados assuntos eu tento descontruir sim, sem imposições mas apresento meus argumentos.

1 resposta
solução!

Oii, Camila! Como vai?

Obrigada por compartilhar.

Gostei da sua análise, principalmente quando você fala sobre o esforço em controlar a vontade de interromper em momentos mais acalorados. Isso mostra autoconhecimento e disposição para evoluir na comunicação.

Continue praticando a escutatória consciente, pois ouvir com atenção abre espaço para diálogos mais construtivos.

Dica: quando sentir vontade de rebater logo, respire fundo e anote mentalmente o que quer dizer. Isso ajuda a manter o foco no que a outra pessoa está dizendo, sem perder sua linha de raciocínio.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!