3
respostas

Desafio 7 dias de código dados CEAPS.

Olá, gostaria de uma ajuda, estou iniciando o desafio do professor Paulo Vasconcelos e baixei os dados de 2019 até 2023. Quando vou ler os arquivos separadamente eu consigo ver todas as informações, mas quando concateno eu não consigo visualizar todas as colunas, só duas, que são: Ultima atualização, que faz referência a coluna valor reembolso e a coluna '06/08/2021 02:08' que esta acima da coluna cod_documento. As demais colunas não consigo acessar, é como se essas duas acima fossem as colunas principais.

3 respostas

Oii, Matheus! Tudo bem?

Para te trazer uma solução mais certa para o problema que está enfrentando, peço, por gentileza, que disponibilize o link do seu projeto no Github ou no Google Colaboratory. Dessa forma, consigo ver o seu código para entender melhor o que pode estar acontecendo.

Fico no aguardo e conte comigo!

Olá Nathalia, tudo bem? Consigo sim. https://colab.research.google.com/drive/1rg6r8-2lHjGUyQ8kMkhKOiuhQtuddil-?usp=sharing

Oii, Matheus! Tudo bem?

Peço desculpas pela demora em retornar, estava fazendo alguns testes. E agradeço por retornar compartilhando o seu link.

Como sugestão, você pode tentar usar outra forma de concatenar, que é utilizando o parâmetro keys, dessa forma poderemos identificar a origem de cada linha do dataframe e trazer todas as colunas:

Segue o exemplo do código:

# Concatenando os quatro dataframes com chaves
ceaps_concatenado = pd.concat([ceaps_2019, ceaps_2020, ceaps_2021, ceaps_2022], 
                              keys=['2019', '2020', '2021', '2022'],
                              ignore_index=False)

# Resetando o índice
ceaps_concatenado = ceaps_concatenado.reset_index(level=0, names='Ano')

# Exibindo as primeiras linhas do dataframe concatenado
print(ceaps_concatenado.head())

# Exibindo informações sobre o dataframe concatenado
print(ceaps_concatenado.info())

Disponibilizo aqui a cópia do seu projeto que fiz para o teste, clique aqui.

Espero que a sugestão te ajude. Qualquer dúvida, compartilhe conosco.

Bons estudos, Matheus!