Título: Minha experiência no 7 Days of Code (Back-End) com IA atuando como Pair Programming
Olá, pessoal! Compartilhando como foi a minha jornada na resolução desta atividade.
1. Escolha do Desafio:
Decidi focar na trilha de Back-End, construindo uma API robusta do zero. O objetivo principal era estruturar um microsserviço eficiente (simulando um sistema de transações/pagamentos) e aplicando boas práticas de arquitetura distribuída.
2. Pesquisa de Orientações com IA:
Utilizei a IA como uma assistente de arquitetura. Em vez de pedir a lógica de negócio pronta, pedi orientações sobre a melhor forma de orquestrar a infraestrutura. Solicitei que ela gerasse e adaptasse um arquivo docker-compose.yml otimizado para o meu ambiente, incluindo os containers necessários para a aplicação, banco de dados e o RabbitMQ, visando o processamento assíncrono.
3. Implementação da Solução:
Com o ambiente validado, segui com a codificação em PHP. Utilizei as orientações geradas para garantir que a comunicação com as filas de mensageria estivesse configurada com resiliência. A IA também foi excelente para me ajudar a criar casos de testes unitários para o consumo das filas, permitindo que eu focasse mais no desenho da solução do que na digitação de boilerplates.
4. Compartilhamento e Discussão:
A experiência de usar a inteligência artificial como apoio foi fantástica. Abordar o GPT como um colega de trabalho para discutir trade-offs de infraestrutura e gerar arquivos de configuração economiza horas preciosas.