sinto que ainda tenho que melhorar por ter visto algumas falas minha, tenho muito erro de gramatica, e eu leio muito livro imagine se não lesse.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
sinto que ainda tenho que melhorar por ter visto algumas falas minha, tenho muito erro de gramatica, e eu leio muito livro imagine se não lesse.
Olá, William. Como vai?
Primeiramente, parabéns pela coragem e pela autocrítica de olhar para a sua própria comunicação e identificar pontos de melhoria. Esse processo de autoavaliação é o primeiro e mais importante passo da comunicação assertiva.
É muito comum sentirmos essa frustração, mas não desanime: o fato de você ler bastante já te coloca muito à frente! A leitura expande nosso vocabulário e nossa compreensão de mundo de forma silenciosa, mesmo que na hora de falar ou escrever a gramática pareça não acompanhar o ritmo dos nossos pensamentos.
Para te ajudar a reduzir essa frustração e desenvolver a sua assertividade, gostaria de compartilhar algumas perspectivas e dicas práticas:
Uma técnica excelente para exercitar a assertividade e a clareza ao mesmo tempo é a estrutura da Comunicação Não-Violenta (CNV), que ajuda a organizar o pensamento em quatro passos simples antes de falar ou escrever:
1. Fato (O que aconteceu de forma neutra)
2. Sentimento (Como eu me sinto em relação a isso)
3. Necessidade (O que eu preciso para que melhore)
4. Pedido (O que eu vou solicitar de forma clara)
Não se cobre tanto por falhas gramaticais pontuais. A comunicação é uma habilidade contínua e, contanto que você mantenha o respeito, a escuta ativa e a clareza nas suas interações, você já estará colhendo os frutos deste curso.
Espero que possa ter lhe ajudado!