Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

desafio

sinto que ainda tenho que melhorar por ter visto algumas falas minha, tenho muito erro de gramatica, e eu leio muito livro imagine se não lesse.

1 resposta

Olá, William. Como vai?

Primeiramente, parabéns pela coragem e pela autocrítica de olhar para a sua própria comunicação e identificar pontos de melhoria. Esse processo de autoavaliação é o primeiro e mais importante passo da comunicação assertiva.

É muito comum sentirmos essa frustração, mas não desanime: o fato de você ler bastante já te coloca muito à frente! A leitura expande nosso vocabulário e nossa compreensão de mundo de forma silenciosa, mesmo que na hora de falar ou escrever a gramática pareça não acompanhar o ritmo dos nossos pensamentos.

Para te ajudar a reduzir essa frustração e desenvolver a sua assertividade, gostaria de compartilhar algumas perspectivas e dicas práticas:

• Comunicação Assertiva vs. Gramática Perfeita: Na comunicação assertiva, o objetivo principal é que a sua mensagem seja clara, objetiva, honesta e que não gere conflitos. A gramática é uma ferramenta importante para a formalidade, mas o seu tom, a sua empatia e a clareza da sua intenção importam muito mais para evitar mal-entendidos do que o uso perfeito de uma regra gramatical complexa.
  • A Prática da Escrita Consciente: Ler livros é excelente para a mente, mas a leitura é um processo passivo. Para melhorar a gramática e a estruturação das frases, precisamos exercitar a escrita ativa. Escrever pequenos resumos do que você lê ou revisar suas mensagens com calma antes de enviar ajuda o cérebro a fixar os padrões corretos.
  • A tecnologia como sua aliada: No dia a dia profissional, use ferramentas de correção ortográfica (como corretores do celular, do navegador ou extensões de texto) não apenas para corrigir o erro automaticamente, mas para observar o que você errou e aprender com aquela correção.

Uma técnica excelente para exercitar a assertividade e a clareza ao mesmo tempo é a estrutura da Comunicação Não-Violenta (CNV), que ajuda a organizar o pensamento em quatro passos simples antes de falar ou escrever:

1. Fato (O que aconteceu de forma neutra)
2. Sentimento (Como eu me sinto em relação a isso)
3. Necessidade (O que eu preciso para que melhore)
4. Pedido (O que eu vou solicitar de forma clara)

Não se cobre tanto por falhas gramaticais pontuais. A comunicação é uma habilidade contínua e, contanto que você mantenha o respeito, a escuta ativa e a clareza nas suas interações, você já estará colhendo os frutos deste curso.

Espero que possa ter lhe ajudado!