Plataforma escolhida: WhatsApp
Utilizo o WhatsApp diariamente para conversar com amigos, família e também para assuntos relacionados aos estudos e trabalho. Por ser uma comunicação rápida, percebi como a forma de escrever influencia bastante na interpretação das mensagens.
Análise da minha comunicação no WhatsApp
Clareza e objetividade:
Normalmente tento ser direto nas mensagens para facilitar a conversa e evitar textos muito longos. Porém, percebi que às vezes escrevo rápido demais e posso acabar deixando algumas informações incompletas ou pouco claras.
Respeito:
Procuro sempre manter um tom educado e respeitoso, principalmente em conversas profissionais ou quando estou resolvendo algum problema. Acredito que isso ajuda a evitar mal-entendidos e torna a comunicação mais agradável.
Empatia:
Durante a análise, percebi que posso melhorar na forma de demonstrar mais atenção e compreensão nas conversas. Pequenas atitudes, como perguntar se a pessoa entendeu a mensagem ou demonstrar mais interesse na conversa, podem fazer diferença na comunicação.
Conclusão:
Essa atividade me ajudou a entender que a comunicação online vai além da rapidez. A escolha das palavras, o tom da mensagem e a forma como nos expressamos influenciam diretamente na maneira como somos compreendidos. Quero melhorar meu equilíbrio entre objetividade e empatia para ter conversas mais claras, humanas e eficientes.