1
resposta

Desafio

Plataforma escolhida: WhatsApp

Utilizo o WhatsApp diariamente para conversar com amigos, família e também para assuntos relacionados aos estudos e trabalho. Por ser uma comunicação rápida, percebi como a forma de escrever influencia bastante na interpretação das mensagens.

Análise da minha comunicação no WhatsApp

Clareza e objetividade:
Normalmente tento ser direto nas mensagens para facilitar a conversa e evitar textos muito longos. Porém, percebi que às vezes escrevo rápido demais e posso acabar deixando algumas informações incompletas ou pouco claras.

Respeito:
Procuro sempre manter um tom educado e respeitoso, principalmente em conversas profissionais ou quando estou resolvendo algum problema. Acredito que isso ajuda a evitar mal-entendidos e torna a comunicação mais agradável.

Empatia:
Durante a análise, percebi que posso melhorar na forma de demonstrar mais atenção e compreensão nas conversas. Pequenas atitudes, como perguntar se a pessoa entendeu a mensagem ou demonstrar mais interesse na conversa, podem fazer diferença na comunicação.

Conclusão:
Essa atividade me ajudou a entender que a comunicação online vai além da rapidez. A escolha das palavras, o tom da mensagem e a forma como nos expressamos influenciam diretamente na maneira como somos compreendidos. Quero melhorar meu equilíbrio entre objetividade e empatia para ter conversas mais claras, humanas e eficientes.

1 resposta

Olá, Nicole! Como vai?

Você mandou muito bem na sua análise sobre comunicação no WhatsApp!

Sua resposta organizou de forma clara os pontos de clareza e objetividade, destacou o valor do respeito nas interações e ainda trouxe uma reflexão muito pertinente sobre a empatia na comunicação digital.

E o que você acredita ser mais importante para evoluir nesse equilíbrio: investir em mensagens mais completas ou praticar formas de demonstrar maior atenção nas conversas?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!