Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Desafio

Organize um cronograma semanal incluindo:
- Tempo de estudo por dia
- Momentos para assistir aulas
- Exercícios práticos
- Desenvolvimento de projetos
- Revisão de conteúdo
- Descanso para evitar sobrecarga

-Quero que você simule uma entrevista técnica para uma vaga de estágio/júnior na área de tecnologia.

Os temas principais da entrevista devem ser:

• Python
  • Lógica de programação
  • Estruturas condicionais e de repetição
  • Listas e dicionários
  • SQL básico
  • Inteligência Artificial
  • Resolução de problemas

Você deve agir como um recrutador técnico profissional, fazendo perguntas progressivamente mais difíceis.

Depois de cada resposta minha:

• Avalie minha resposta
  • Diga o que ficou bom
  • Explique o que posso melhorar
  • Mostre uma resposta mais completa, se necessário
1 resposta

Olá, Micael. Como vai?

O seu prompt de desafio está muito completo e utiliza uma técnica excelente de engenharia de prompt chamada Persona (ao pedir para a IA agir como um recrutador técnico) combinada com instruções de formato e feedback.

Ao estruturar o prompt dessa maneira, você garante que a IA não apenas jogue perguntas aleatórias, mas que ela siga uma linha de raciocínio pedagógica, avaliando o seu desempenho e ajudando na sua evolução técnica. Esse é um dos melhores usos do ChatGPT para o cotidiano de quem está estudando programação, pois cria um ambiente de treino seguro e interativo.

Alguns pontos que se destacam na sua estratégia:

• Progressão de dificuldade: Isso força o cérebro a recuperar conhecimentos mais complexos conforme a conversa avança.
  • Critérios de avaliação claros: Ao pedir o que ficou bom e o que pode melhorar, você transforma o chat em um tutor personalizado.
  • Temas delimitados: Ao listar os assuntos (Python, SQL, IA), você evita que a IA fuja do escopo da vaga que você está simulando.

Como sugestão, para tornar o desafio ainda mais real, você pode adicionar ao início do prompt uma descrição breve da empresa fictícia ou do projeto em que o estagiário trabalharia. Isso ajuda a IA a contextualizar as perguntas de "Resolução de problemas".

Parabéns pela iniciativa e pela ótima estruturação do exercício!

Espero que possa ter lhe ajudado!