1
resposta

Desafio 4 + Duvida

As minhas resoluções para o desafio 4

1 - boas-vindas console.log

<script>
console.log ("Boas-Vindas")
</script>

2 - boas-vindas console.log personalizada

<script>
let Nome = "Christian"
console.log (`Bem-vindo ${Nome}`)
</script>

3 - boas-vindas Alert personalizada

<script>
let Nome = "Christian"
alert (`Bem-vindo ${Nome}`)
</script>

4 - linguagem favorita

<script>
let Linguagem = prompt("Qual a linguagem de programação que você mais gosta?");
console.log (Linguagem)
</script>

5 - Soma de valores (Não sabia que numero escolher, então deixei o computador tomar essa decisão :P)

<script>
let Valor1 = parseInt (Math.random() * 100 +1);
let Valor2 = parseInt (Math.random() * 100 +1);
let Resultado = Valor1 + Valor2;
console.log (`A soma de ${Valor1} e ${Valor2} é igual a ${Resultado}`);
</script>

6 - Diferença de valores

<script>
let Valor1 = parseInt (Math.random() * 100 +1);
let Valor2 = parseInt (Math.random() * 100 +1);
let Resultado = Valor1 - Valor2;
console.log (`A diferença entre ${Valor1} e ${Valor2} é igual a ${Resultado}`);
</script>

7 - Idade?

<script>
let Idade = prompt ("Digite sua idade")
if (Idade > 18){
    alert ("Acesso concedido");
} else {
    alert (`Volte daqui a ${18 - Idade} anos`);
}
</script>

8 - Positivo, Negativo ou...

<script>
let Numero = prompt ("Escolha um numero")

if (Numero > 0){
    alert ("O numero é positivo")
} else {
    if (Numero < 0){
        alert ("O numeor é negativo")
    } else {
        alert ("Zero é considerado um numero?")
    }
}
</script>

9 - Console.log 1 a 10

<script>
let Numero = 0
while (Numero < 10) {
    Numero++
    console.log (Numero)
}
</script>

10 - Nota

<script>
let Nota = parseInt (Math.random() * 10 +1);

if (Nota >= 7){
    console.log (`Sua nota foi de "${Nota}". RESULTADO: Aprovado`)
} else {
    console.log (`Sua nota foi de "${Nota}". RESULTADO: Reprovado`)
}
</script>

11 - Numero aleatório

<script>
let Numero = (Math.random());
console.log (Numero)
</script>

12- Numero aleatório entre 1 e 10

<script>
let Numero = parseInt (Math.random() * 10 + 1);
console.log (Numero)
</script>

13 - Numero aleatório entre 1 e 1000

<script>
let Numero = parseInt (Math.random() * 1000 + 1);
console.log (Numero)
</script>

Duvida: A sumindo que a aspas, tanto dupla quanto simples são usadas para exibir textos no código, e as ASCII podem ser usada tanto para texto E código em uma sentença, não seria possível substituir todas as aspas por ASCII? Elas são usadas em situações diferente? Para mim a ASCII parece uma versão “Evoluída” das aspas

1 resposta

Oi Christian, tudo bem?

Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelas resoluções apresentadas! notável o seu empenho e dedicação em aplicar os conceitos aprendidos.

  1. Boas-vindas com console.log: Seu código simples de boas-vindas está correto. Utilizar o console.log é uma prática comum para exibir mensagens no console do navegador.

  2. Boas-vindas personalizada com console.log: A utilização de variáveis para personalizar a mensagem é uma boa prática. O uso de template literals (${Nome}) facilita a concatenação de strings.

  3. Boas-vindas personalizada com alert: Integrar o alert para exibir a mensagem diretamente no navegador é uma alternativa válida. A mensagem de boas-vindas é efetivamente mostrada.

  4. Captura da linguagem de programação preferida: A utilização de prompt para interagir com o usuário e capturar sua linguagem de programação favorita é adequada. Boa abordagem interativa.

  5. Soma de valores aleatórios: A estratégia de gerar valores aleatórios para a soma é interessante. A utilização de parseInt garante que os valores sejam inteiros.

  6. Diferença entre valores aleatórios: Similar à resolução anterior, mas realizando a operação de subtração. Sua abordagem para gerar números aleatórios está correta.

  7. Verificação de idade com prompt e alert: A aplicação de uma estrutura condicional para verificar a idade e exibir um alerta condicional é apropriada. Boa consideração para o caso em que a idade é menor que 18.

  8. Verificação de número positivo, negativo ou zero com prompt e alert: A estrutura condicional aninhada é eficaz para determinar se o número é positivo, negativo ou zero. Boa consideração para o caso do zero.

  9. console.log de 1 a 10 com while: A utilização de um loop while para exibir números de 1 a 10 no console é adequada. Uma abordagem simples e eficaz.

  10. Verificação de nota com if e console.log: O uso de uma estrutura condicional para verificar se a nota é maior ou igual a 7 é correto. A mensagem de "Aprovado" ou "Reprovado" é exibida corretamente.

  11. Número aleatório entre 0 e 1 com console.log: Gerar um número aleatório entre 0 e 1 e exibi-lo no console está correto. Uma aplicação simples da função Math.random().

  12. Número aleatório entre 1 e 10 com console.log: A geração de um número aleatório entre 1 e 10 utilizando parseInt é apropriada. Boa prática para gerar valores dentro de um intervalo específico.

  13. Número aleatório entre 1 e 1000 com console.log: Similar à resolução anterior, mas com um intervalo maior. A lógica de geração de números aleatórios está correta.

Dúvida sobre Aspas e ASCII:

Quanto à sua dúvida sobre substituir as aspas por caracteres ASCII, é importante destacar que as aspas (simples e duplas) têm um propósito específico na linguagem de programação. Elas delimitam strings, que são sequências de caracteres. As aspas são essenciais para indicar ao interpretador onde começa e termina uma string.

As aspas são mais legíveis e amplamente aceitas como delimitadores de strings. Usar caracteres ASCII para esse propósito pode tornar o código menos legível e mais propenso a erros. Além disso, em muitas linguagens de programação, as aspas são tratadas de maneira especial e não podem ser substituídas por caracteres ASCII equivalentes sem causar erros de sintaxe.

Por exemplo, em JavaScript:

let textoComAspas = "Isso é uma string com aspas duplas";
let textoComApostrofo = 'Isso é uma string com aspas simples';

Substituir as aspas por caracteres ASCII pode complicar a legibilidade do código: Apostrofo = Isso é uma string com aspas simples;


Portanto, recomendo manter o uso convencional de aspas para delimitar strings, garantindo assim a clareza e a compreensão do código.

Espero que tenha te ajudado!

Um abraço e bons estudos.