Escolha da Resolução:
Comecei selecionando a resolução do dispositivo móvel para o qual queria projetar a versão do meu projeto pessoal, o CuidaBem. Optei por uma resolução comum, como iPhone 13 (390x844), pois era amplamente utilizada e oferecia uma boa referência para o design responsivo na época.
Organização da Tela:
Considerei cuidadosamente como os elementos da página seriam organizados em uma tela menor. Priorizei os elementos essenciais, como o cabeçalho, os menus e as funcionalidades principais do CuidaBem, e pensei em como adaptar o layout para uma experiência de usuário móvel mais fluida.
Componentização:
Usei os componentes mestres já criados para o projeto do CuidaBem, como o cabeçalho, os menus e as funcionalidades principais. Certifiquei-me de que esses componentes estivessem configurados corretamente para se adaptarem à resolução móvel, garantindo uma transição suave entre os layouts desktop e mobile.
Auto Layout:
Aproveitei ao máximo o recurso de auto layout para garantir que os elementos se redimensionassem e se ajustassem automaticamente ao tamanho da tela do dispositivo móvel. Isso incluiu o uso inteligente de preenchimento e espaçamento automático para manter um design coeso e consistente em todas as resoluções.
Teste e Ajuste:
Após criar a versão móvel do CuidaBem, testei em diferentes dispositivos móveis ou utilizei os recursos de visualização do Figma para simular a experiência do usuário em diferentes tamanhos de tela. Fiz ajustes conforme necessário para garantir que o design fosse responsivo e funcional em todas as resoluções.
Iteração:
Estava preparado para iterar e refinar o design conforme necessário. A prototipagem iterativa era uma parte essencial do processo de design e me ajudou a identificar e resolver quaisquer problemas de usabilidade ou layout que surgiram. Encarei esse desafio com entusiasmo, o que me permitiu aprimorar minhas habilidades de design responsivo e desenvolver uma compreensão mais profunda de como aplicar os recursos de componentes e auto layout do Figma em projetos do mundo real. Fiquei satisfeito com o resultado final da versão móvel do CuidaBem e com a experiência de aprendizado que adquiri durante o processo.