1
resposta

Desafio

É interessante notar o quanto a percepção da mensagem pode ser diferente de pessoa para pessoa, às vezes o que é claro para mim pode não ser para outra pessoa. Muitas reduções e abreviações podem transmitir diferentes mensagens. E no fim das contas, gerar bastante confusão ao invés de comunicar.

1 resposta

Olá, Cesar! Como vai?

Você tocou em um ponto muito importante sobre a comunicação, especialmente em ambientes virtuais onde muitas vezes dependemos de texto escrito. A percepção da mensagem pode variar muito de pessoa para pessoa, e isso é influenciado por diversos fatores, como experiências passadas, contexto cultural, estado emocional e até mesmo o nível de conhecimento sobre o assunto em questão.

No desafio proposto, a ideia é justamente essa: analisar como você se comunica em uma plataforma ou aplicativo que usa regularmente e perceber se suas mensagens estão sendo claras para os outros usuários.

Por exemplo, se você usa muito um aplicativo de mensagens, pode analisar as conversas que teve recentemente. Você usou muitas abreviações ou gírias que podem não ser compreendidas por todos? Suas mensagens foram objetivas ou você acha que poderia ter sido mais claro? Você se expressou de forma respeitosa e demonstrou empatia?

Essa reflexão pode te ajudar a aprimorar sua comunicação, evitando mal-entendidos e confusões. Lembre-se, a comunicação eficaz não é apenas sobre transmitir sua mensagem, mas também garantir que ela seja compreendida da maneira que você pretende.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software