3
respostas

Desafio 3 - Controlando o Fluxo da Aplicação

1 - Crie um programa que solicite ao usuário digitar um número. Se o número for positivo, exiba "Número positivo", caso contrário, exiba "Número negativo".

import java.util.Scanner;

public class classificarNumero {
    public static void main(String[] args) {
        Scanner entrada = new Scanner(System.in);
        int numeroUsuario = entrada.nextInt();
        
        if (numeroUsuario > 0) {
            System.out.println("Número positivo");
        } else if (numeroUsuario < 0) {
            System.out.println("Número negativo");
        } else {
            System.out.println("Número nulo");
        }
        
        entrada.close();
    }
}

Na questão acima, adicionei outra estrutura para caso o número digitado seja 0.

2 - Peça ao usuário para inserir dois números inteiros. Compare os números e imprima uma mensagem indicando se são iguais, diferentes, o primeiro é maior ou o segundo é maior.

import java.util.Scanner;

public class CompararNumeros {
    public static void main(String[] args) {
        Scanner scanner  = new Scanner(System.in);

        System.out.println("Digite o primeiro número");
        int primeiroNumero = scanner.nextInt();
        System.out.println("Digite o segundo número");
        int segundoNumero = scanner.nextInt();

        if (primeiroNumero == segundoNumero) {
            System.out.println("Os números são iguais");
        } else {
            System.out.println("Os números são diferentes");
            if (primeiroNumero > segundoNumero) {
                System.out.println(String.format("O primeiro número (%d) é maior do que o segundo (%d)", primeiroNumero, segundoNumero));
            } else {
                System.out.println(String.format("O segundo número (%d) é maior do que primeiro (%d)", segundoNumero, primeiroNumero));
            }
        }
    }
}

3 - Crie um menu que oferece duas opções ao usuário: "1. Calcular área do quadrado" e "2. Calcular área do círculo". Solicite a escolha do usuário e realize o cálculo da área com base na opção selecionada.

import java.util.Scanner;

public class calcularArea {
    public static void main(String[] args) {
        Scanner scanner = new Scanner(System.in);

        System.out.println("1) Calcular área do quadrado\n2) Calcular área do círculo\n");
        System.out.println("Selecione uma opção");
        int opcaoUsuario = scanner.nextInt();

        switch (opcaoUsuario) {
            case 1:
                System.out.println("Digite o valor do lado do quadrado em metros: ");
                double lado = scanner.nextDouble();
                double areaQuadrado = lado * lado;
                System.out.printf("Área do quadrado: %.2f metros quadrados.", areaQuadrado);
                break;
            case 2:
                System.out.println("Digite o valor do raio em metros");
                double raio = scanner.nextDouble();
                double pi = 3.14159;
                double areaCirculo = pi * raio * raio;
                System.out.printf("Área do círculo: %.2f metros quadrados.", areaCirculo);
                break;
            default:
                System.out.println("Opção inválida");
                break;
        }
        
        scanner.close();
    }
}

4 - Crie um programa que solicite ao usuário um número e exiba a tabuada desse número de 1 a 10.

import java.util.Scanner;

public class ExibirTabuada {
    public static void main(String[] args) {
        Scanner scanner = new Scanner(System.in);

        System.out.println("Digite um número inteiro positivo");
        int numeroUsuario = scanner.nextInt();

        for (int i = 1; i <= 10; i++) {
            System.out.printf("%d x %d = %d\n", numeroUsuario, i, numeroUsuario * i);
        }

        scanner.close();
    }
}

5 - Crie um programa que solicite ao usuário a entrada de um número inteiro. Verifique se o número é par ou ímpar e exiba uma mensagem correspondente.

import java.util.Scanner;

public class numeroParImpar {
    public static void main(String[] args) {
        Scanner scanner = new Scanner(System.in);

        System.out.println("Digite um número inteiro");
        int numeroUsuario = scanner.nextInt();

        if (numeroUsuario % 2 == 0) {
            System.out.println(numeroUsuario + " é um número PAR");
        } else {
            System.out.println(numeroUsuario + " é um número IMPAR");
        }

        scanner.close();
    }
}
3 respostas

6 - Crie um programa que solicite ao usuário um número e calcule o fatorial desse número.

import java.util.Scanner;

public class calcularFatorial {
    public static void main(String[] args) {
        Scanner scanner = new Scanner(System.in);

        System.out.println("Digite um número inteiro positivo");
        int numeroUsuario = scanner.nextInt();
        int fatorial = 1;

        for (int i = 1; i <= numeroUsuario; i++) {
            fatorial *= i;
        }

        System.out.printf("%d! = %d", numeroUsuario, fatorial);

        scanner.close();
    }
}

Oi, Gabrielly! Tudo bem?

Excelente código, parabéns pelo projeto! Espero que esteja gostando do curso! Colocar em execução as atividades propostas pelo professor em aula é uma prática muito importante para internalizarmos o conteúdo. Caso tenha ficado alguma dúvida em relação ao curso ou atividade, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição e ficarei super feliz em poder ajudar!

Um forte abraço e bons estudos!

Oi, Sarah! Tudo bem?

Tenho um pouco de dúvida em relação ao uso mais "adequado" na hora de imprimir. Eu sei que basicamente há três formas de imprimir uma mesma mensagem que necessita de uma variável:

String nome = "Gabrielly"; 
System.out.println("Bem vindo(a), " + nome);
System.out.println(String.format("Bem vindo(a), %s", nome));
System.out.printf("Bem vindo (a), %s", nome);

Gostaria de saber se existe uma maneira mais utilizada pelos desenvolvedores, pois eu confesso que prefiro a terceira maneira, sobretudo, por já ter tido contato com C e a sintaxe ser um pouco semelhante - nesse caso em específico.