1 - Crie um programa que solicite ao usuário digitar um número. Se o número for positivo, exiba "Número positivo", caso contrário, exiba "Número negativo".
import java.util.Scanner;
public class classificarNumero {
public static void main(String[] args) {
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
int numeroUsuario = entrada.nextInt();
if (numeroUsuario > 0) {
System.out.println("Número positivo");
} else if (numeroUsuario < 0) {
System.out.println("Número negativo");
} else {
System.out.println("Número nulo");
}
entrada.close();
}
}
Na questão acima, adicionei outra estrutura para caso o número digitado seja 0.
2 - Peça ao usuário para inserir dois números inteiros. Compare os números e imprima uma mensagem indicando se são iguais, diferentes, o primeiro é maior ou o segundo é maior.
import java.util.Scanner;
public class CompararNumeros {
public static void main(String[] args) {
Scanner scanner = new Scanner(System.in);
System.out.println("Digite o primeiro número");
int primeiroNumero = scanner.nextInt();
System.out.println("Digite o segundo número");
int segundoNumero = scanner.nextInt();
if (primeiroNumero == segundoNumero) {
System.out.println("Os números são iguais");
} else {
System.out.println("Os números são diferentes");
if (primeiroNumero > segundoNumero) {
System.out.println(String.format("O primeiro número (%d) é maior do que o segundo (%d)", primeiroNumero, segundoNumero));
} else {
System.out.println(String.format("O segundo número (%d) é maior do que primeiro (%d)", segundoNumero, primeiroNumero));
}
}
}
}
3 - Crie um menu que oferece duas opções ao usuário: "1. Calcular área do quadrado" e "2. Calcular área do círculo". Solicite a escolha do usuário e realize o cálculo da área com base na opção selecionada.
import java.util.Scanner;
public class calcularArea {
public static void main(String[] args) {
Scanner scanner = new Scanner(System.in);
System.out.println("1) Calcular área do quadrado\n2) Calcular área do círculo\n");
System.out.println("Selecione uma opção");
int opcaoUsuario = scanner.nextInt();
switch (opcaoUsuario) {
case 1:
System.out.println("Digite o valor do lado do quadrado em metros: ");
double lado = scanner.nextDouble();
double areaQuadrado = lado * lado;
System.out.printf("Área do quadrado: %.2f metros quadrados.", areaQuadrado);
break;
case 2:
System.out.println("Digite o valor do raio em metros");
double raio = scanner.nextDouble();
double pi = 3.14159;
double areaCirculo = pi * raio * raio;
System.out.printf("Área do círculo: %.2f metros quadrados.", areaCirculo);
break;
default:
System.out.println("Opção inválida");
break;
}
scanner.close();
}
}
4 - Crie um programa que solicite ao usuário um número e exiba a tabuada desse número de 1 a 10.
import java.util.Scanner;
public class ExibirTabuada {
public static void main(String[] args) {
Scanner scanner = new Scanner(System.in);
System.out.println("Digite um número inteiro positivo");
int numeroUsuario = scanner.nextInt();
for (int i = 1; i <= 10; i++) {
System.out.printf("%d x %d = %d\n", numeroUsuario, i, numeroUsuario * i);
}
scanner.close();
}
}
5 - Crie um programa que solicite ao usuário a entrada de um número inteiro. Verifique se o número é par ou ímpar e exiba uma mensagem correspondente.
import java.util.Scanner;
public class numeroParImpar {
public static void main(String[] args) {
Scanner scanner = new Scanner(System.in);
System.out.println("Digite um número inteiro");
int numeroUsuario = scanner.nextInt();
if (numeroUsuario % 2 == 0) {
System.out.println(numeroUsuario + " é um número PAR");
} else {
System.out.println(numeroUsuario + " é um número IMPAR");
}
scanner.close();
}
}