Para esse desafio, escolhi analisar minha comunicação no WhatsApp, que é uma das plataformas que mais uso, tanto para conversas pessoais quanto profissionais. No ambiente de trabalho, também observei minhas interações por e-mail.
Ao fazer a análise, percebi que:
Clareza e objetividade: No WhatsApp, às vezes minhas mensagens pessoais acabam ficando longas demais, o que pode confundir. Já no trabalho, tento ser mais direto nos e-mails, mas senti que posso melhorar ao estruturar melhor os tópicos.
Respeito e empatia: Sempre procuro começar e terminar as mensagens com uma saudação ou agradecimento, e isso faz diferença. Contudo, percebi que em momentos de pressa, posso parecer seco sem querer.
Tom da mensagem: No WhatsApp, costumo usar emojis para suavizar o tom e evitar interpretações erradas. Já no trabalho, fico mais formal e às vezes sinto que minha mensagem pode soar fria demais.
Esse exercício foi muito útil porque me fez enxergar que, apesar de me esforçar para ser claro e respeitoso, ainda há espaço para evoluir, principalmente no equilíbrio entre objetividade e empatia.