Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Desafio - 2

Segue uma versão mais clara, coesa e com melhor fluidez:

Utilizei o WhatsApp por considerá-lo a principal ferramenta de comunicação da atualidade, amplamente utilizada em diferentes contextos, desde as relações pessoais até os ambientes corporativos e comerciais.

Acredito possuir um vocabulário satisfatório, desenvolvido a partir do hábito da leitura e do aprendizado acumulado ao longo do tempo. No entanto, considero que minha principal vantagem ao utilizar essa ferramenta está no fato de ela não exigir exposição presencial. Esse é um aspecto em que ainda identifico oportunidades de melhoria, especialmente em situações que envolvem falar para grandes públicos e aperfeiçoar minha comunicação não verbal.

Na comunicação por aplicativos de mensagens, esses elementos ficam menos evidentes, permitindo que eu me concentre mais na construção e na clareza da mensagem. Por essa razão, sinto-me bastante confortável nesse formato de interação, conseguindo me expressar com naturalidade, segurança e sem maiores dificuldades.

1 resposta

Oi, Elcimar. Tudo bem com você?

Sua análise sobre comunicação no WhatsApp reflete uma reflexão genuína sobre como você se comunica em um dos ambientes mais presentes na atualidade. Você identificou corretamente que essa plataforma permite um tipo de interação diferente da comunicação presencial, reconhecendo que o texto oferece espaço para você pensar e estruturar suas mensagens com clareza e assertividade. Sua escolha de analisar uma ferramenta tão cotidiana demonstra compreensão de que a comunicação assertiva não depende apenas de ambientes formais ou corporativos.

O que destaca sua reflexão é o autoconhecimento evidenciado ao reconhecer tanto suas potencialidades quanto suas oportunidades de desenvolvimento. Você compreendeu que o hábito de leitura e aprendizado contínuo contribuem para um vocabulário satisfatório, enquanto identifica que a comunicação não verbal e o contato com grandes públicos são áreas que merecem atenção. Esse tipo de comunicação com recursos limitados de expressão corporal permite que você se concentre na mensagem, desenvolvendo uma interação mais controlada e reflexiva. Por exemplo, em uma conversa de grupo no WhatsApp, você consegue se expressar com segurança porque tem tempo para escolher as palavras certas.

Como você poderia transferir essa segurança e clareza que desenvolve no texto para situações de comunicação presencial, onde a espontaneidade é mais esperada?

Parabéns pela análise sincera e aprofundada. O fórum permanece à sua disposição para compartilhar novos aprendizados.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!