Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Desafio 2

Ao refletir sobre minha comunicação nas plataformas WhatsApp e Instagram, identifiquei algumas oportunidades de melhoria, principalmente em relação à clareza, objetividade, respeito e empatia.

Clareza e Objetividade: Embora minhas mensagens sejam geralmente claras, percebo que, em conversas mais longas ou em grupos, a informalidade pode gerar ambiguidades

Respeito: Acredito que, de forma geral, expresso minhas opiniões de maneira respeitosa, mesmo quando discordo de alguém. Procuro evitar ataques e argumentos Insulto, focando na discussão das ideias. No entanto, reconheço que em algumas situações, a emoção pode falar mais alto e é preciso ter mais cuidado com a escolha das palavras.

Empatia: Demonstrar interesse e compreensão pelas ideias e sentimentos dos outros é algo que considero importante. Procuro ouvir atentamente o que os outros têm a dizer e responder de forma empática, buscando entender o ponto de vista do outro. No entanto, em algumas situações, a pressa ou a falta de atenção podem me levar a responder de forma mais superficial, o que pode ser interpretado como falta de empatia.A partir dessa análise, identifiquei algumas oportunidades de melhoria na minha comunicação Para aprimorar minha clareza e objetividade, pretendo:Evitar rodeios e ir direto ao ponto.,

Utilizar uma linguagem mais clara: Evitar gírias e expressões ambíguas, Antes de enviar uma mensagem, pensar na melhor forma de estruturar minhas ideias. Para fortalecer a minha capacidade de expressar respeito e empatia, pretendo: Praticar a escuta ativa: Dar atenção plena ao que os outros estão dizendo. Buscar entender o ponto de vista do outro: Antes de responder, tentar me colocar no lugar da outra pessoa..Acredito que ao implementar essas mudanças, poderei me comunicar de forma mais eficaz nas plataformas digitais e construir relacionamentos mais saudáveis.

1 resposta
solução!

Oii Maria! Tudo bem com você?

Obrigado por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei da sua análise, principalmente quando você destacou a importância da clareza e objetividade nas suas comunicações. Reconhecer as áreas que precisam de melhoria é o primeiro passo para se tornar um comunicador mais eficaz. Você está no caminho certo ao planejar como aprimorar suas habilidades de escuta ativa e buscar entender o ponto de vista dos outros.

Dica: Para praticar a escuta ativa, você pode usar a técnica de resumir o que a outra pessoa disse antes de responder. Isso ajuda a garantir que você compreendeu corretamente e demonstra seu interesse pelo que foi dito.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!