Boa tarde Irene! Tudo bem com você?
Você está certa, em alguns momentos a comunicação escrita pode levar a mal-entendidos, e às vezes, uma conversa por áudio ou videochamada ajuda a ajustar o tom e a intenção da mensagem.
Algumas dicas para para tornar suas mensagens mais claras e evitar mal-entendidos são:
Tente ser direta ao ponto nas suas mensagens. Evite rodeios e vá direto ao que quer dizer. Por exemplo, ao invés de escrever "Eu estava pensando se talvez você poderia, se não for muito incômodo, me ajudar com aquele relatório", você pode simplificar para "Você pode me ajudar com aquele relatório?".
Emojis podem ajudar a transmitir o tom da sua mensagem, mas use-os com moderação para não parecer informal demais. Por exemplo, se eu 😊 escrever 😊 assim 😊 pode tornar a leitura cansativa.
Se você não tem certeza se sua mensagem foi clara, pergunte. Algo como "Isso faz sentido para você?" ou "Está claro o que eu quis dizer?"
Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado