Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Desafio 2

Olá amigos, Consegui terminar o código, mas não foi fácil e tive que consultar os resultados várias vezes para ver o que errei. Estou com problemas do tipo: vai parenteses agora ou sem? Coloco o sinal de igual ou não, é dentro das chaves ou não? Ai fico no teste erro. :(

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas
solução!

Oi, Rodrigo! Tudo bem?

É super normal quando estamos começando a programar termos dúvidas sobre a sintaxe correta e a forma de escrever o código. Para ajudar vou deixar por aqui algumas das principais regras e padrões de sintaxe em JavaScript.

Iniciamos pela declaração de variáveis, que podemos fazer da seguinte maneira:

// Boa prática: use let ou const para declarar variáveis
let x = 5;
const y = 10;

Em seguida precisamos entender a sintaxe das funções:

// Declarando uma função
function minhaFuncao(parametro1, parametro2) {
  // Corpo da função
  // Código que será executado quando a função for chamada
  return parametro1 + parametro2;
}

// Chamando a função
let resultado = minhaFuncao(3, 7);

Podemos pontuar que function é uma palavra-chave usada para declarar uma função, (parametro1, parametro2) são valores que a função pode aceitar, porém eles são opcionais. Se uma função não recebe parâmetros, os parênteses ainda são necessários, mas ficam vazios: function minhaFuncao(). Já as chaves delimitam o corpo da função, onde escrevemos o código que será executado quando a função for chamada. Podemos conferir um exemplo prático abaixo:

function somar(a, b) {
  let resultado = a + b;
  return resultado;
}

// Chamando a função
let resultadoDaSoma = somar(3, 4);
console.log(resultadoDaSoma); // Saída: 7

Já em relação aos operadores, possuímos o operador de atribuição (=), que é utilizado para atribuir um valor a uma variável, como podemos observar no exemplo abaixo, em que a variável a recebe o valor 5. Possuimos também o operador de comparação (===) compara se os dois operandos são iguais em valor e tipo. Neste caso, a condição dentro do bloco if só será verdadeira se o valor de a for igual a 5 e também se o tipo de a for o mesmo que o tipo do literal 5.

Já o operador ternário é uma forma condensada de expressar uma estrutura condicional, avaliando a condição entre parênteses. Se a condição for verdadeira, a expressão antes do : é avaliada; caso contrário, a expressão após o : é avaliada. No exemplo abaixo, se condição for verdadeira, resultado será atribuído como 'verdadeiro'; caso contrário, será atribuído como 'falso'.

// Atribuição
let a = 5;

// Comparação
if (a === 5) {
  // código se a for igual a 5
}

// Ternário
let resultado = (condicao) ? 'verdadeiro' : 'falso';

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Sarah muito obrigado em sua dedicação na sua resposta, sou um aluno novo na alura e estou surpreso com a qualidade e atenção que vocês estão dando as minhas dúvidas, faço faculdade EAD e te digo que não recebo essa atenção e resposta detalhada, estou super satisfeito ate agora com a alura! Esta valendo cada centavo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software