3
respostas

Desafio 1 Orientação a Objetos

Olá, segue minha resolução ao exercicio.

  1. Crie uma classe Pessoa com um método que exibe "Olá, mundo!" no console.
public class Pessoa {
    void mensagem() {
        System.out.println("Olá, Mundo!");
    }
}

public class Principal {
    public static void main(String[] args) {
        Pessoa pessoa = new Pessoa();

        pessoa.mensagem();
    }
}
  1. Crie uma classe Calculadora com um método que recebe um número como parâmetro e retorna o dobro desse número.
public class Calculadora {
    public int dobraNumero (int numero) {
        return numero * 2;
    }
}

public class Principal {
    public static void main(String[] args) {

        Calculadora calculadora = new Calculadora();
        int resultado = calculadora.dobraNumero(8);
        System.out.println(resultado);
    }
}
  1. Crie uma classe Musica com atributos titulo, artista, anoLancamento, avaliacao e numAvaliacoes, e métodos para exibir a ficha técnica, avaliar a música e calcular a média de avaliações.
public class Musica {
    String titulo;
    String artista;
    int anoLancamento;
    int somaDasAvaliacoes;
    int totalDeAvaliacoes;

    void exibeFicha() {
        System.out.println("Música:  " + titulo);
        System.out.println("Artista:  " + artista);
        System.out.println("Ano de lançamento:  " + anoLancamento);
    }

    void avaliacao (double nota) {
        somaDasAvaliacoes += nota;
        totalDeAvaliacoes++;
    }

    double mediaDasAvaliacoes () {
        return somaDasAvaliacoes / totalDeAvaliacoes;
    }
}

public class Principal {
    public static void main(String[] args) {

        Musica musica = new Musica();
        musica.titulo =  "Enter Sandman";
        musica.artista = "Metallica";
        musica.anoLancamento = 1991;

        musica.exibeFicha();

        musica.avaliaMusica(9);
        musica.avaliaMusica(8);
        musica.avaliaMusica(7);

        System.out.println("Média das avaliações:  " + musica.mediaDasAvaliacoes());
    }
}
  1. Crie uma classe Carro com atributos modelo, ano, cor e métodos para exibir a ficha técnica e calcular a idade do carro.
public class Carro {
    String modelo;
    int ano;
    String cor;

    void exibeFicha() {
        System.out.println("Modelo: " + modelo);
        System.out.println("Ano: " + ano);
        System.out.println("Cor: " + cor);
    }

    int calculaIdade() {
            return 2024 - ano;
    }
}

public class Principal {
    public static void main(String[] args) {
        Carro carro = new Carro();
        carro.modelo = "Equinox";
        carro.ano = 2021;
        carro.cor = "Preto";

        carro.exibeFicha();

        System.out.println("Idade do carro:  " + carro.calculaIdade());
    }
}
  1. Crie uma classe Aluno com atributos nome, idade, e um método para exibir informações. Crie uma instância da classe Aluno, atribua valores aos seus atributos e utilize o método para exibir as informações.
public class Principal {
    public static void main(String[] args) {
        Aluno aluno = new Aluno();
        aluno.nome = "Ayrton Senna";
        aluno.idade = 11;

        aluno.exibeDados();
    }
}

public class Aluno {
    String nome;
    int idade;

    void exibeDados() {
        System.out.println("Nome do aluno: " + nome);
        System.out.println("Idade do aluno: " + idade);
    }
}
3 respostas

Parabéns, um tijolinho por vez e nós chegaremos longe. Estou aprendendo Java também e vi que o segredo é estar praticando e estudando todos os dias. É melhor do que estudar muito em um dia e não estudar no próximo dia.

Boa noite, Renato e João!

Com disciplina e prática chegamos longe. Além disso, a constância potencializa os resultados.

Imagem que mostra a diferença de constância e intensidade

Continuem se empenhando e qualquer dúvida no conteúdo, estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Olá João, isso mesmo, aos poucos vamos agregando mais conhecimento.

Olá Rafael, show, muito obrigado.

Abraços.