Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
11
respostas

Desafio 1 (Curso 2) - Não está sendo exibido no console a mensagem 'O botão foi clicado"

Oi, pessoal, tudo bem? Por gentileza, alguém consegue me ajudar a entender onde pode estar o problema?

O desafio me pediu o seguinte: "Crie uma função que exiba no console a mensagem O botão foi clicado sempre que o botão Console for pressionado."

O meu código está da seguinte forma:

let titulo = document.querySelector('h1'); titulo.innerHTML = 'Hora do Desafio';

function verificarConsole() { console.log('O botão Console foi clicado') }

Atualizei com CTRL+S, cliquei abri o Console na página e cliquei no botão, mas nada acontece:

Imagem console

11 respostas

Oi Bruna! Tudo bem?

O seu código está quase certo, mas falta associar a função verificarConsole ao botão "Console". Ou seja, você precisa dizer ao navegador que a função deve ser executada quando o botão for clicado.

Solução:

• No seu arquivo HTML, atribua a função verificarConsole() ao atributo onclick do botão console.
    <button onclick="verificarConsole()" class="button">Console</button>

Com isso, quando o botão console for clicado, será feita uma chamada a função verificarConsole(), que exibirá a mensagem 'O botão Console foi clicado'.

Espero ter ajudado.

Oi, José! Muito obrigada pela ajuda.

Tentei da forma como me instruiu e tive um avanço, mas o Console ainda não está retornando com a mensagem que pedi de "O botão foi clicado". Ele está retornando com a mensagem abaixo:

"5 index.html:14 Uncaught ReferenceError: verificarConsole is not defined at HTMLButtonElement.onclick (index.html:14:61)"

Em Js meu código está assim:

funcion verificarConsole() {
console.log('O botão foi clicado')

};

Já no index está:

![Imagem console](https://cdn1.gnarususercontent.com.br/1/3843447/91ea4879-c9f7-4b5e-b698-d0c94d3e604f.png)  

Você pode postar seu código html inteiro?

Sim, claro! Segue abaixo:

<script src="app.js"></script>

Muito obrigada!

Do seu index.html só consigo visualizar a tag script.

Que estranho! Estou enviando novamente:

<script src="app.js"></script>

José, vi que novamente só apareceu a a tag script, mesmo eu tendo colado o código inteiro. Vou tentar de outra forma e já respondo aqui.

José, tudo bem ser for em formato de imagem? Copiando e colando não está dando certo. Mesmo sendo colado com sucesso, ao postar aqui só exibe a tag script.

solução!

Olá, Bruna!

Passando uma vista no seu código, percebi um erro de digitação na função verificarConsole. Você digitou funcion ao invés de function.

Correção:

function verificarConsole() {
    console.log('O botão foi clicado');
}

Após esta correção, seu código deverá funcionar.

Espero ter ajudado.

Nossa, que vergonha! rs Algo tão simples, mas que estava me deixando de cabelos em pé.

Muito obrigada, José! Após ajustar para 'function' deu tudo certo.

Que bom que pude ajudar! Fico feliz em saber que foi útil. Bons estudos!