2
respostas

DESAFIO 1

Como proposto no desafio 1, criei da seguinte forma porem so me retornava "Boa semana". let fimDeSemana = ["sabado", "domingo"]; let diaDaSemana= prompt ('Que dia da semana é hoje?');

if (diaDaSemana==fimDeSemana) { alert ('Bom fim de semana'); } else { alert ('Boa semana'); };

entao pesquisei outra de forma de fazer o desafio ficou da seguinte forma: let fimDeSemana = ["sabado", "domingo"]; let diaDaSemana = prompt('Que dia da semana é hoje?').toLowerCase(); // Converte para minúsculas para evitar erros de capitalização

if (fimDeSemana.includes(diaDaSemana)) { alert('Bom fim de semana'); } else { alert('Boa semana'); };

so que nao conseguir entender o ( includes ) qual a funcao dele ?

2 respostas

Olá Vinicius! Tudo bem?

O método includes() vai verificar se uma string contém outra string, retornando verdadeiro ou falso. Por exemplo, se for atribuido "Domingo"ou "Sabado" para diaDaSemana, o método vai comparar se diaDaSemana é um trecho da lista fimDeSemana, retornando verdadeiro, ou falso se for atribuido qualquer outro dia da semana. Espero ter ajudado :) .

Ps: pode ser que a acentuação gere algum problema de comparação.

Bom dia Pedro! bacana, então ela faz uma comparação. no primeiro codigo não entendi por que só me retornava "Boa semana", eu errei aqui em alguma declaração ? nessa por exemplo : if (diaDaSemana==fimDeSemana)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software