Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Desafio 04_enunciados 07 e 08

//desafio 07 
//Aqui não vai o parseInt() para que a resposta ao prompt seja revertido em número? Pergunto, porque, embora na minha resposta tivesse, quando fui checar no "gabarito", estava sem parseInt() e fiquei me perguntando se, nesse caso, seria opcional.

let idade = parseInt(prompt('Qual a sua idade?'));
if idade >= 18 {
    alert ('Você é maior de idade!');
} else {
    alert ('Você ainda é menor de idade.');
}

//desafio 08
// Ainda não cheguei a ter contato com o parseFloat(), também presente no "gabarito". Vi nos tutoriais que ele tem uma função muito parecida com o parseInt(), porém não entendi ainda o que os diferencia.

let numero = parseInt(prompt('Escolha um valor'));
if numero > 0 {
    alert ('Este é um múmero positivo.');
} else if numero == 0 {
    alert ('Este número é igual a zero');
} else {
    alert ('Este é um número negativo');
1 resposta
solução!

Oi, Lidiane! Tudo bem?

De fato, ao usar prompt(), o valor retornado é uma string, porém em algumas vezes o JavaScript pode fazer a conversão implícita para número ao comparar a idade. No entanto, é uma boa prática usar parseInt() para garantir que estamos lidando com números em todas as ocasiões, especialmente em casos onde a entrada do usuário pode ser crucial para a lógica do programa, deixando o nosso exemplo prático da seguinte maneira:

let idade = parseInt(prompt('Qual a sua idade?'));
if (idade >= 18) {
    alert('Você é maior de idade!');
} else {
    alert('Você ainda é menor de idade.');
}

Já em relação ao parseFloat(), ele é similar ao parseInt(), mas a diferença principal é que parseFloat() converte a string para um número de ponto flutuante (número decimal), enquanto parseInt() converte para um número inteiro. Por exemplo, se o usuário digitar "3.14" no prompt(), parseFloat() retornará 3.14, enquanto parseInt() retornará 3.

Espero ter ajudado!

Um forte abraço e bons estudos!