1
resposta

Desafio 02 - Evoluções das formas de comunicação

Eu analisei minha comunicação no app WhatsApp. Muito usado para comunicação profissional e social informal.

Pelo que pude perceber, minha comunicação, na maioria das vezes, é mais objetiva e clara. Eu me comunico mais por mensagens de texto do que por áudios e dificilmente uso emojis ou figurinhas, limitando-me a poucos desses recursos de comunicação. Também não costumo usara muito abreviações de palavras, e quando alguém fala comigo usando de abreviações às vezes eu não compreendo o significado. Ainda assim, há alguns pontos a serem aprimorados.

Os pontos de melhoria que identifiquei são os seguintes:

• Normalmente, eu não consigo usar uma única mensagem para tratar de um assunto. Costumo quebrá-lo em várias mensagens pequenas, o que acaba enchendo o destinatário com muitas notificações.

• Há uma certa frequência de mensagens editadas ou deletadas, pois, em algumas ocasiões, envio o texto sem revisar. Quando percebo o erro, procuro corrigir, editando ou deletando a mensagem e enviando-a novamente.

1 resposta

Oi, Alyson! Como vai?

Obrigado por compartilhar sua análise aqui no fórum!

Sua reflexão sobre o uso do WhatsApp como ferramenta de comunicação foi muito interessante. Identificar pontos de melhoria na forma como nos comunicamos é um passo importante para evoluir! Dividir mensagens em partes menores pode ser útil em algumas situações, mas ajustar isso para reduzir notificações excessivas é realmente uma boa ideia. Além disso, revisar antes de enviar pode economizar tempo e evitar edições posteriores.

Uma dica simples é: tente sempre reler sua mensagem antes de enviá-la. Um truque útil é ativar o modo de “rascunho mental” — escreva a mensagem e, antes de enviar, pergunte a si mesmo: "Está clara e completa?". Assim, você melhora a clareza sem sobrecarregar quem recebe.

Espero ter ajudado! Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar! Abraços :)