1
resposta

Desafio 02 - Comunicação assertiva: reduzindo conflitos e frustrações

Olá ,Otimo dia !

Faz algum tempo que venho trabalhando na área de dados .
E decidi avaliar a principal parte a qual eu tinha minha maior dificuldade, que seria explicar algum pessoalmente ,
Acredito que meus pontos fortes na comunicação são:

1. Me esforço para que a mensagem seja entendida para quem ouve.
  2. Evito de falar sem energia .

Meus pontos que precisa de uma melhoria

1. Acabo gaguejando.
  2. Perdendo o foco.
  3. Tenho a impressão que falo rápido e atropelo palavras.
  4. Muitas pausas para falar.
1 resposta

Olá, Estudante. Como vai?!

Ótimo dia para você também!

É muito comum que profissionais da área de dados, que lidam com lógica e processos complexos, sintam esse desafio ao traduzir o pensamento para a fala. O fato de você já ter identificado seus pontos fortes e de melhoria é o primeiro passo para a comunicação assertiva.

O seu esforço para ser entendido e a sua energia ao falar são diferenciais valiosos, pois garantem o engajamento de quem ouve. Sobre os pontos que você deseja melhorar, aqui estão algumas estratégias práticas baseadas nas soft skills que estudamos:

1. Lidando com a Velocidade e a Gagueira

Muitas vezes, a gagueira e o "atropelo" de palavras acontecem porque o nosso cérebro é mais rápido do que a nossa boca consegue acompanhar.

• A Técnica da Pausa Intencional: Em vez de ver as pausas como algo negativo, use-as a seu favor. Uma pausa estratégica antes de uma informação importante dá tempo para você organizar a próxima frase e gera expectativa no ouvinte.
  • Articulação: Experimente abrir um pouco mais a boca ao falar. Isso força uma redução natural na velocidade e melhora a clareza das palavras.

2. Evitando a Perda de Foco

Na área de dados, é fácil se perder em detalhes técnicos e "ramos" da conversa.

• Estrutura de Raciocínio (SCR): Antes de falar, tente organizar sua explicação mentalmente em: Situação, Complicação e Resolução. Isso cria um "trilho" para o seu pensamento, evitando que você se desvie do objetivo principal.

3. Transformando Pausas em Conexão

Você mencionou que faz "muitas pausas". Se elas forem preenchidas com sons de hesitação (como "éee", "humm"), elas podem distrair.

• Substituição pelo Silêncio: Tente substituir o som da hesitação pelo silêncio absoluto. O silêncio transmite confiança, enquanto o "éee" transmite dúvida.

Dica para o dia a dia:

Como você trabalha com dados, uma técnica excelente é a Visualização. Se você tiver dificuldade em explicar algo verbalmente, use um papel ou quadro branco para desenhar o fluxo. Isso tira o peso apenas da fala e ajuda a manter o seu foco e o do ouvinte no que realmente importa.

A comunicação assertiva é um músculo que se desenvolve com o treino. Não se cobre perfeição imediata; o importante é a clareza e a conexão que você já se esforça para criar!

Espero que possa ter lhe ajudado!