A plataforma que uso constantemente para realizar trocas de mensagens é o famoso aplicativo da META, o Whatsaap. Uso esta plataforma para todas as situações, sendo ela a única que uso para ter conversas de forma on-line, seja por mensagens ou ligações. Não cheguei a fazer uma análise profunda, mas eu ja tenho em mente como é a minha escrita no app. Clareza: Creio que a questão da clareza pode ser levada em conta, pelo simples fato que as mensagens, mesmo escritas de maneira errada, informal, sem pontuação, com abreviações de palavras e alguns erros a mais que podem ocorrer, acabam sendo entendidas; isso na maioria das vezes. Já me aconteceu de alguém não entender o que escrevi; um caso como este aconteceu a muito pouco tempo. Contudo, até onde me recordo, não houve tantos casos em que alguém não entendeu nada do que falei, mas, algumas vezes, acabam ocorrendo. Desta forma, acho que a clareza é mantida até um certo ponto, mas, sim, dá para melhorar; principalmente se começar a escrever da forma certa. Expressar opiniões de forma respeitosa: Já teve momentos em que discuti de forma desrespeitosa à pessoa que estava conversando comigo. Mas, ultimamente, tem sido raro isso. Principalmente se formos falar do ambiente de troca de mensagens via Internet, pois eu não fico mais tanto tempo em redes sociais como ficava no passado. Porém, num ambiente onde me encontro pessoalmente com alguém pode acontecer de expressar minha opinião de forma mais agressiva e alarmante; mas nada que comprometa a integridade e nem chegue a ponto de odiar alguém, somente ocorre aquela emoção a flor da pele que nós deixa mais agitados e nervosos. Ter empatia perante os demais: A questão da empatia eu não sei explicar. Nunca parei para refletir sobre isso, mas tenho uma tendência a querer falar mais do que ouvir. Tenho um grande gosto de contar, ensinar, explicar, falar, mas de ouvir não tenho a mesma vontade, mesmo que para para ouvir. Não vejo um exagero na questão de não querer ouvir nada e pensar no lado do outro, mas ainda preciso avançar e melhorar bastante neste quesito. Como falei, nas mensagens não sei se chego a este ponto; acabo que não uso de forma demasiada as redes sociais, a ponto de ter preguiça de responder as pessoas (a não ser que a conversa seja urgente ou interessante).