Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Desafio -01 logica de programação (Como faço para saber se deu certo?)

alert('Boas vindas ao nosso site!'); let nome = 'Lua'; let idade = 25; let numeroDeVendas = 50; let saldoDisponivel = 1000; alert('Erro! Preencha todos os campos'); let mensagemDeErro = 'Erro! Preencha todos os campos'; alert(mensagemDeErro); let nome = prompt('Digite seu nome'); let idade = prompt('Digite sua idade'); let idade = prompt('Digite a sua idade'); if (idade >= 18) { alert('Pode tirar a habilitação!'); }

4 respostas

Olá, Arthur!

Tem um erro em seu código, pois você declarou as variáveis nome e idade mais de uma vez em seu código, não é possivel ter duas variaveis com o mesmo nome em um mesmo scope, o ideal seria reutilizar a variável ou criar uma com outro nome exemplo: nome2 e idade2.

Abaixo segue o seu código ajustado e um site onde você pode testar seu código caso não tenha uma IDE.

Code Pen

alert('Boas vindas ao nosso site!'); 
let nome = 'Lua'; 
let idade = 25; 
let numeroDeVendas = 50; 
let saldoDisponivel = 1000; 
alert('Erro! Preencha todos os campos'); 
let mensagemDeErro = 'Erro! Preencha todos os campos'; 
alert(mensagemDeErro); 

let nome2 = prompt('Digite seu nome'); 
let idade2 = prompt('Digite sua idade'); 
if (idade >= 18) { alert('Pode tirar a habilitação!'); }

Talvez eu não tenha intendido o desafio, até fui na resolução e mesmo assim continua o erro

Pois é, Arthur. Também me deparei com este mesmo erro na resolução da questão. A resolução, infelizmente, está errada, pois ela declara 2 vezes as mesmas variáveis. O correto seria somente "chamar" a variável na hora de perguntar pelo novo valor, da seguinte forma: (não sei como digitar pra ficar bonitinho, como o colega acima)

alert('Boas vindas ao nosso site!'); let nome = 'Lua'; let idade = 25; let numeroDeVendas = 50; let saldoDisponivel = 1000; alert('Erro! Preencha todos os campos'); let mensagemDeErro = 'Erro! Preencha todos os campos'; alert(mensagemDeErro);

nome = prompt('Digite seu nome'); idade = prompt('Digite sua idade'); if (idade >= 18) { alert('Pode tirar a habilitação!'); }

solução!

Verdade, fica um pouco confuso, mas fiz da seguinte forma:

alert('Boas vindas ao nosso site!');

let nome = prompt('Digite seu nome:');
let idade = prompt('Digite sua idade:');

/*let numeroVendas = 50;
let saldoDisponivel = 1000;*/

let mensagemErro = 'Erro! Preencha todos os campos.';

if (nome === '' || idade === '') {
    alert(mensagemErro);
} else {
    if (idade > 17) {
        alert('Você ' + nome + ' pode tirar habilitação');
    } else {
        alert('Você não pode tirar habilitação');
    }
}

Não sei se era a forma correta ou o do jeito que eles pensaram, mas foi assim que funcionou para mim.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software