1
resposta

Desafio 01 - Exercite sua assertividade

Olá, bom dia, tudo bem? Em relação ao desafio de analisar a comunicação por meio de um video, percebi que a entonação e forma de falar estão de uma certa forma Oks. O detalhe é a explanação de ideias, onde, começo um assunto, atropelo esse assunto com outro e não retorno ao anterior, deixando assim uma lacuna incompleta.

1 resposta

Olá Wendel.

Uma estratégia que pode te ajudar nestes casos, onde você mesmo conseguiu perceber que "atropela os assuntos" é seguir uma linha de raciocínio mas simples da mensagem que deseja passar. Muitas vezes queremos mostrar nosso grande conhecimento sobre alguns assuntos quando não precisamos necessariamente.

Deste modo, se tiver a oportunidade de preparar o material que deseja comunicar, construa uma linha de frases curtas que transmitam a mensagem. Faça isso com cada tópico que deseja passar se tiver mais do que um, e entre eles faça pequenas pausas para "checar a escuta" com seu ouvinte.

Caso não seja possível preparar o material e tenha que se comunicar de forma espontânea, mantenha a calma e organize as ideias. Novamente, "menos é mais", então seja assertivo e objetivo a mensagem que precisa passar. Pense que dúvidas sempre vão surgir, mas você pode deixar um canal aberto para dúvidas posteriores, assim você pode dar mais detalhes sobre pontos específicos sobre o que for necessário.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software