Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Desabilitar botão após o clique

Olá a todos. Estou fazendo um sistema de curtidas só para teste mesmo em PHP. O sistema está até pronto, mas na forma que está o usuário pode curtir a postagem quantas vezes ele quiser. Existe alguma forma de desabilitar o botão após o clique utilizando somente o PHP sem javascript? Obrigado a quem responder

4 respostas

Oi Francis, tudo bom?

Até tem como fazer isso com php puro. Mas, quando o usuario clickar no botão você precisará recarregar a pagina toda para processar essa mudança e renderizar o html novamente.

Isso porque php é uma linguagem de back-end e passa por toda a burocracia do protocolo http.

Com javascript isso seria mais fácil pois conseguiriamos desabilitar essa funcionalidade pelo navegador do proprio usuario, manipulando o html sem a necessidade de passar pelas requisições e respostas =)

Abraço!

Mas na verdade eu não quero que a quantidade de curtidas aparece para o consumidor do meu sistema. Eu preciso que essa contagem apareça no painel de controle do meu cliente. Então não teria problema em recarregar o html. Tipo, alguém curte a postagem e essa curtida vai aparecer no painel de controle do dono do perfil e não para o usuário final.

solução!

Entendo.

Embora seja incomum ver esse tipo de funcionalidade recarregar a página, enxergo algumas opções.

Utilizando php puro, poderiamos criar um script e uma tabela no banco para gerenciar isso. Ao clickar no botão like, a gente deixa nos cookies do usuario marcado que aquilo ja foi curtido e podemos retornar um botão diferente no recarregamento.

Aqui tem um exemplo legal disso sendo feito com ajax. Se você quiser retirar a parte de javascript do exemplo, basta criar uma tag form envolvendo as tags input de like e unlike com a action para "index.php"(nome do arquivo que realiza a função no exemplo, se você quiser pode mudar) e o method como "post" =)

Caso você utilize algum framework mvc o ideal é criar uma rota exclusiva para isso.

Qualquer problema compartilha aqui com a gente.

Abraço e bons estudos.

Obrigado André.. Vou tentar fazer