Meu maior medo de começar a estudar programação era de me sentir burra e não conseguir entender direito. Esse dia chegou kkkkk. Esse foi o desafio mais difícil para mim até agora. Confesso que precisei da ajuda de IA para entender direito algumas resoluções e no que eu estava errando. Ainda assim acho que não entendi totalmente, principalmente o exercício sobre fatorial. Achei aqui no fórum uma explicação que deu uma clareada e eu até consegui entender, mas acho que não compreendi realmente. Não sei se conseguiria fazer sozinha esse mesmo desafio. Mesmo com dúvidas se sou capaz de aprender programação, não pretendo desistir tão cedo e nem tão fácil! Vou deixar aqui minha resolução dos desafios :)
// 1. Crie uma função que calcule o índice de massa corporal (IMC) de uma pessoa, a partir de sua altura, em metros, e peso, em quilogramas, que serão recebidos como parâmetro.
function calcularIMC(altura, peso) {
let imc = peso / (altura * altura);
return imc;
}
let resultado = calcularIMC(1.70, 57);
console.log(resultado);
// 2. Crie uma função que calcule o valor do fatorial de um número passado como parâmetro.
function calcularFatorial(numero) {
let fatorial = 1;
while (numero > 1) {
fatorial *= numero;
numero--;
}
return fatorial;
}
let numero = 6;
let valor = calcularFatorial(numero);
console.log(`O fatorial de ${numero} é ${valor}!`);
// 3. Crie uma função que converte um valor em dólar, passado como parâmetro, e retorna o valor equivalente em reais. Para isso, considere a cotação do dólar igual a R$4,80.
function converterValor(valorEmDolar) {
let cotacao = 4.80;
let valorEmReal = valorEmDolar * cotacao;
return valorEmReal.toFixed(2);
}
let valorEmDolar = 100;
let real = converterValor(valorEmDolar);
console.log(`Para ter US$${valorEmDolar.toFixed(2)} você precisa de R$${real}`);
// 4. Crie uma função que mostre na tela a área e o perímetro de uma sala retangular, utilizando altura e largura que serão dadas como parâmetro.
function salaRetangular(largura, altura) {
let areaSala = largura * altura;
let perimetroSala = 2 * (largura + altura);
console.log(`A área da sala é de ${areaSala}m² e seu perímetro é de ${perimetroSala}m.`);
}
salaRetangular(7, 3);
// 5. Crie uma função que mostre na tela a área e o perímetro de uma sala circular, utilizando seu raio que será fornecido como parâmetro. Considere Pi = 3,14.
function salaCircular(raio) {
let areaSalaCircular = Math.PI * (raio * raio);
let perimetroSalaCircular = 2 * Math.PI * raio;
console.log(`A área da sala é de ${areaSalaCircular.toFixed(2)}m² e seu perímetro é de ${perimetroSalaCircular.toFixed(2)}m.`);
}
salaCircular(5);
// 6. Crie uma função que mostre na tela a tabuada de um número dado como parâmetro.
function mostrarTabuada(numero) {
let multiplicacao = 1;
while (multiplicacao < 11) {
console.log(`${numero} x ${multiplicacao} = ${numero * multiplicacao}`);
multiplicacao++
}
}
mostrarTabuada(9);