Olá,
Não desanime, pois no inicio é assim msm, as vezes demora para pegar e entender alguma coisa que logo mais a frente cai a fixa e nos perguntamos como é que tive dificuldade nisto.
Sobre resolver exercícios tem varias coisas que vc pode fazer, mas todas envolvem a pratica e estudo.
Uma dica que me ajudou muito é utilizar sites com exercícios para serem resolvidos usando alguma linguagem de programação, tem vários na net com esta finalidade, o que usei muito é:
https://www.beecrowd.com.br/judge/pt
Na minha época ainda era URI, enfim, cria uma conta e comece pelos problemas listados em 'Iniciante'
comece pelo numero 1000 que é um exercício bem simples, é só imprimir 'Hello World!' com uma quebra de linha.
para cada questão tem um fórum onde vc pode perguntar e tirar duvidas sobre como resolver, caso esteja muito difícil.
vc pode tbm ir no youtube e buscar sobre o que vc quer aprender para reforçar o que vc vê e aprende aqui na Alura.
O que me ajudou bastante tbm foi o estagio, onde que não é necessário nenhum conhecimento prévio e vc aprende muito.
A dica maior é não desistir, vc consegue. Boa sorte e bom estudo