2
respostas

Desabafo

Me sinto um pouco desanimado por estar com muitas dificuldades, entrei nesse mundo de programacao agora e ate consigo compreender as logicas mas na hora de realizar um exercicio parece que nao consigo acompanhar, teria alguma dica? Eu revejo videos, vejo todos os detalhes e compreendo porem a cada exercicio com uma nova forma de resolucao acabo ficando sem saber o que fazer.

2 respostas

Olá,

Não desanime, pois no inicio é assim msm, as vezes demora para pegar e entender alguma coisa que logo mais a frente cai a fixa e nos perguntamos como é que tive dificuldade nisto. Sobre resolver exercícios tem varias coisas que vc pode fazer, mas todas envolvem a pratica e estudo. Uma dica que me ajudou muito é utilizar sites com exercícios para serem resolvidos usando alguma linguagem de programação, tem vários na net com esta finalidade, o que usei muito é:

https://www.beecrowd.com.br/judge/pt

Na minha época ainda era URI, enfim, cria uma conta e comece pelos problemas listados em 'Iniciante' comece pelo numero 1000 que é um exercício bem simples, é só imprimir 'Hello World!' com uma quebra de linha. para cada questão tem um fórum onde vc pode perguntar e tirar duvidas sobre como resolver, caso esteja muito difícil.

vc pode tbm ir no youtube e buscar sobre o que vc quer aprender para reforçar o que vc vê e aprende aqui na Alura.

O que me ajudou bastante tbm foi o estagio, onde que não é necessário nenhum conhecimento prévio e vc aprende muito.

A dica maior é não desistir, vc consegue. Boa sorte e bom estudo

Não desanime!

Quando comecei a estudar programação, eu precisei estudar diversas vezes os mesmos assuntos para poder compreender corretamente.

Uma maneira de fixar bem o conhecimento é tentar utilizar diversas fontes para o estudo, veja vídeos, leia livros, artigos, converse com outros desenvolvedores, tudo isso irá contribuir para o seu progresso.

É importante ter paciência também, pois na programação a evolução acontece lentamente. Continue estudando diariamente, revise o que você estudou ontem hoje, mantenha a calma e em breve você irá ver o resultado dos seus esforços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software