1
resposta

Deploy sem usar o serviço do Streamlit

Salve. Na opinião de vocês, qual seria a melhor forma de deploy sem usar a cloud da Streamlit? Seja localmente na minha empresa, ou para uso externo.

1 resposta

Olá, Carlos, tudo bem?

No caso de fazer um deploy localmente, você pode utilizar o Docker, que é uma plataforma de contêineres que pode empacotar sua aplicação e suas dependências em um contêiner. Isso facilitaria o deploy em qualquer ambiente que suporte Docker. Para usar Docker, você precisará criar um arquivo de configuração chamado Dockerfile, construir a imagem Docker e, em seguida, executar o container. Após isso, você poderá acessar sua aplicação no navegador. Aqui na Alura temos o curso DevOps: construindo e gerindo containers com o Docker que aborda o uso do Docker.

Outra opção é instalar sua aplicação Streamlit diretamente em um servidor da empresa, seja ele físico ou uma máquina virtual.

Já para uso externo, você pode utilizar plataformas como o Heroku, é uma plataforma que facilita o deploy de aplicações web. Ou ainda, usar o AWS Elastic Beanstalk é um serviço da Amazon que facilita o deploy e o escalonamento de aplicações web. Também deixo como recomendação a leitura do artigo Heroku, Vercel e outras opções de cloud como plataforma que demonstra algumas ferramentas para fazer o deploy.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!