Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Deploy para servidor usando git

Boa Tarde Pessoal.

Eu aprendi (e continuo aprendendo) a usar o git recentemente e tenho mantido meus últimos projetos versionados localmente e também em um repositório no bitbucket.

Sempre eu utilizei FTP para fazer meus deploys, mas agora que aprendi a utilizar um sistema de versionamento vi como isso pode ficar chato, porque tenho que ficar procurando os arquivos que alterei e enviar um a um via FTP.

Minha ideia é clonar o repositório no servidor que já tem acesso ssh e o git instalado e atualizar com git pull quando precisar. A dúvida que surgiu é quanto aos arquivos de configuração de projeto.

Por exemplo, eu tenho o projeto localmente que usa um banco de dados local, mas o usuário e a senha são diferentes do usuário e da senha que estão no servidor. Como eu posso fazer para que os arquivos de configuração não sejam modificados nem aqui na minha máquina e nem no servidor de forma que não atrapalhe o acesso ao banco de dados dos respectivos ambientes?

2 respostas
solução!

Fala aí Bruno, blz?

Existem diversas formas de lidar com esse tipo de problema.

Uma forma simples é externalizar essas configurações por exemplo em variáveis de ambiente. Dessa forma independente de onde esteja rodando o seu projeto, (desde que esteja configurado as varáveis de ambiente de forma correta) ele irá conseguir se conectar ao banco de dados.

Outra forma, é utilizando alguma ferramenta de profile. Por exemplo no spring você consegue passar um parâmetro na hora de rodar sua aplicação e indicar qual o profile que está ativo. Dessa forma você consegue ter configurações especificas para cada profile.

Espero ter ajudado e bons estudos.

Obrigado Fernando, estou usando php + CodeIgniter e com o que você disse me lembrei que posso editar o arquivo config/database.php, criando uma array associativa com as informações do banco, dai basta setar na variável $active_group. Mais uma vez obrigado, me deu uma luz!