Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Deploy e Segurança para novatos

Fala Flávio!

Parabéns pelos cursos de JS Avançado! Estou quase me sentindo um cangaceiro do JavaScript! kkkkkk

Ainda sou novato nessa parte de desenvolvimento e nunca publiquei uma aplicação na web, então tenho algumas dúvidas quanto ao processo:

• O código realmente fica aberto nos navegadores? (JavaScript, HTML, CSS...)
  • Existe algum tipo de autenticação específica para os acessos das APIs em uma página da web? Como faço para usar essas autenticações?
  • Existe a possibilidade de alguém fraudar o sistema através do console do navegador? Se tiver, como evitar? Existe algum guia de programação defensiva?

E por último, uma pergunta mais pessoal:

Já conheço HTML5, CSS3 e Bootstrap 3, agora pretendo fazer o curso de Angular 2 para trabalhar com o front-end e Node.js para o back-end. Alguma recomendação sobre qual dos dois cursos devo fazer primeiro? Algum outro curso para incluir nesse grupo para ajudar no desenvolvimento de web-apps?

Grato!

3 respostas

Oi Arthur! Estou no smartphone e responder as perguntas no capricho só no notebook, porque foram muitas.

Só peço um pouquinho de paciência que respondo no capricho amanhã. A noite pingo um colírio doido que embaça minha vista e assim que chegar em casa preciso pinga-lo.

Me aguarde...

solução!

Sim, o código fica totalmente aberto e não há problema algum nisso porque toda operação realizada deve ser validada por um servidor no qual o usuário não tem controle.

Existe vários tipos de autenticação, uma delas é baseada em token. Você precisa dominar alguma tecnologia de backend para implementa-la porque sua app frontend só envia e recebe o token.

A resposta é a mesma da primeira que dei.

Sugiro começar por Vue.js e não Angular 2 devido a facilidade do primeiro. Comece por eles e depois Node.

Curso de Vue tem os meus da Alura e backend Node tem alguns.

A sequência que proponho é:

https://www.alura.com.br/curso-online-vue-parte1

https://www.alura.com.br/curso-online-vue-parte2

Vai te dar uma base sobre SPA

Depois vai para Angular e cursos de Node.

Você esta querendo seguir a carreira de dev Fullstack...front server e banco. Bastante coisa para aprender mesmo.

Abraço.

Opa, valeu pelas dicas e indicações!

Vou começar já o curso do Vue.js!

Abraços.