Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

deploy de muitos pods de uma vez

Estou comecando com aks, gostaria de saber se tem forma certa para deploy centenas de pods de uma vez.

Exemplo: serviço que cada cliente terá seu pod. o container é o mesmo o que muda é as variáveis. O que fiz, criei um yaml template e um script que pega o container templare, preenche os valores conforme a lista passada e da deploy.

Atendeu a necessidade, mas não me parece totalmente certo.

2 respostas
solução!

Oi! Tudo bem?

Você pode considerar o uso de Helm charts. O Helm é um gerenciador de pacotes para Kubernetes que permite que você defina, instale e atualize aplicações Kubernetes de forma mais eficiente. Com Helm, você pode criar um único chart que define a estrutura básica do seu aplicativo, e então utilizar valores personalizados para cada cliente durante o tempo de implantação.

Vou deixar um exemplinho abaixo pra te ajudar:

  • Criar um Helm Chart: você cria um chart que define o deployment do seu pod, incluindo quaisquer ConfigMaps ou outros recursos que cada pod necessite.

  • Definir valores personalizados: para cada cliente, você cria um arquivo de valores (por exemplo, cliente1-values.yaml, cliente2-values.yaml etc.) que especifica as variáveis específicas para cada cliente.

  • Implantar usando Helm: para implantar para um cliente específico, você usaria um comando como:

    helm install meu-app-cliente1 ./meu-chart -f cliente1-values.yaml
    

Isso permite que você mantenha uma única base de código para o chart e gerencie facilmente as personalizações para cada cliente sem precisar gerar múltiplos YAMLs manualmente.

Se outra dúvida surgir, estamos disponíveis.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Muito obrigado pelo retorno.

No momento tentei olhar o helm e achei que me ajudaria, mas não tinha entendido muito bem. Vou dar olhar no curso da Alura e documentação.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software