Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Deploy de aplicação Laravel

Em varios foruns eu vi que não é recomendado fazer deploy de aplicações laravel 5.3.26 em servidores compartilhados, eu preciso saber primeiro se é possível fazer o deploy nesse tipo de ambiente e segundo se for possível como fazer, Caso não seja possível ou realmente não seja recomendado qual é a melhor opção para fazer ?

Eu estou desenvolvendo uma aplicação utilizando laravel, mas não pensei que seria tão complicado subir para o servidor, em alguns foruns vi comentarios de pessoas que utilizaram hostinger mas em outros varios criticaram esse uso, Gostaria da opniões de quem já fez esse tipo de procedimento pra que eu possa tomar a decisão mais acertiva. Desde já agradeço a atenção de todos.

5 respostas

Eu segui um passo que encontrei em um post aqui da Alura, segue o post: Oi Yuri

você está no caminho certo, a única coisa que percebi é que você moveu todos os arquivos do projeto pra dentro do www (public_html) do servidor. No lugar disso, experimente criar uma pasta com o nome do projeto do lado de fora do public_html e mova todos esses arquivos para ela.

Feito isso, você vai copiar apenas os arquivos de dentro da pasta /public do seu projeto pra dentro do /public_html do servidor. São apenas os arquivos de dentro dessa pasta, soltos.

Agora sim, você deve encontrar algum resultado melhor. Claro que ainda podem faltar os detalhes de configuração do ambiente e banco, mas vamos por partes. Veja o que acontece depois dessa alteração e nos conte aqui.

porém após seguir todo o passo, ocorreu o seguinte erro: Interface 'Illuminate\Translation\LoaderInterface' not found. gostaria de saber do que se trata erro e como resolver

solução!

Oi Marlon, tudo bom?

Na verdade, apenas jogar os arquivos para o servidor não é suficiente para fazer sua aplicação funcionar.

Existem algumas formas de fazer deploy. aqui você encontra um bom tutorial da digital ocean sobre o assunto.

Mas, resumidamente, além de subir seu projeto para o servidor você precisa instalar as dependencias do composer com o comando:

composer install

Para isso você precisará ter acesso ao ssh do seu servidor.

Se você for subir ele em um servidor apache a ideia da pasta public é o caminho mais indicado mesmo.

Entretanto, se você quiser, pode criar/configurar um comando que sobe sua aplicação do laravel assim que seu servidor for iniciado também =)

As duas formas são processos de deploy, a vantagem do apache é que não precisa de muita configuração.

Espero ter ajudado =)

Abraço

Muito obrigado pela atenção André, só complementando então, pelo que pude entender esses procedimentos de configuração da arvore de diretórios está correto, agora só preciso rodar o comando (composer install) através do SSH do servidor é isso mesmo ?

E configurar o ambiente, se necessario. Apontar o banco de dados correto com usuario e senha de produção, etc.. no arquivo de configuração do laravel

Mais uma vez muito obrigado. Suas explicações são excelentes e o retorno é praticamente imediato. Vou precisar contratar um servidor que possui SSH para poder fazer o deploy da minha aplicação, acredito que seguindo suas dicas vou conseguir fazer funcionar. Caso surjam novas dúvidas irei abrir um novo tópico.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software