Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Deploy de alterações em banco de dados

Bom dia, tudo bem?

Estamos com uma grande dificuldade aqui na empresa para fazer o deploy das nossas alterações no banco de dados, não sabemos como trabalhar de uma maneira eficiente para fazer o deploy das alterações que realizamos no banco de dados de desenvolvimento para o de produção.

Geralmente tomamos notas das alterações que fazemos no banco de desenvolvimento e posteriormente, inserimos manualmente essas informações ou alterações de estrutura no banco de dados em produção.

Somos uma empresa pequena e não contamos com a ajuda de um DBA, por isso ainda estamos em processo de melhoria.

Alguém pode me ajudar a melhorar esse processo? Ou sugerir um curso aqui do Alura que nos ajuda a estruturar esse processo? (Seria F@#$% demais).

Desde já agradeço a atenção e a ajuda.

3 respostas

Oi Kelwin! Isso vai depender bastante de quais tecnologias vocês usam aí na empresa. Alguns frameworks por si próprios tem um mecanismo de atualização do banco de dados, mas também existem ferramentas que podem ser usadas para esse fim. Elas geralmente são chamadas de database migration

Algumas bem conhecidas são:

https://flywaydb.org/ Essa é um pouco mais simples e também mais fácil de entender/configurar

http://www.liquibase.org/ já essa é bem mais avançada, possui bem mais recursos.

Aí vai depender um pouco da experiência dos seus programadores e também do quanto de funcionalidade vocês estão precisando.

Abraços!

solução!

Excelente resposta Philippe!

Agradeço sua ajuda, é exatamente o que eu estava procurando.

Vou analisar com calma esse tipo de ferramenta e vou implementar, nosso problema na maioria das vezes é levar a nova estrutura do banco de dados de desenvolvimento para o de produção sem afetar os dados.

Eu te aconselho a usar alguma coisa já pronta, e não implementar algo do 0, isso pois quando você está trabalhando com dados em produção, não há espaço pra erro, e essas ferramentas já prontas são usadas por milhares de pessoas ao redor do mundo, então tem uma boa garantia de que você não vai ter problemas.

Se você não tiver mais dúvida nesse tópico, pode marcar ele como solucionado? Aí se por acaso surgir mais alguma dúvida você pode abrir outro sem problemas

Abraços!