Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Deploy com FTP

No fim do curso é informado que FTP não seria o melhor método de enviar os arquivos do sistema para produção, porém hoje ainda é o método que eu utilizo.

Ainda não tenho conhecimento sobre GIT e SSH (coisa que vou procurar resolver), porém, minha dúvida é: como faço para enviar os arquivos por FTP?

Com meu conhecimento atual, eu simplesmente faria o upload de todos os arquivos (incluindo a vendor) e alteraria o arquivo .env com os dados do banco?

Vi no conteúdo do curso que o ideal é não deixar o arquivo .env disponível...mas isso por ser um risco à segurança?

Que opções eu tenho, usando o upload por FTP (mesmo que seja temporariamente para eu ver o sistema rodando online)?

5 respostas
solução!

Olá, Rodrigo!

Deixando seu arquivo .env disponível você deixa em texto puro as informações de acesso ao seu banco de dado.

O ideal é configurar em seu servidor as variáveis de ambiente necessárias.

Ex.:

Se no seu .env tem:

CHAVE=valor
CHAVE2=valor2

Defina as variáveis de ambiente CHAVE e CHAVE2 no sistema operacional do seu servidor contendo os valores valor e valor2 respectivamente.

Recomendo muito os cursos de Linux e de redes aqui na Alura pra entender melhor sobre as tecnologias que serão utilizadas no Deploy de uma aplicação.

No final dos 2 d treinamentos de Linux você chega à aula que fala sobre SSH e SCP: https://cursos.alura.com.br/course/linux-ubuntu-processos/task/3438

Com isso você provavelmente vai entender melhor o que eu quis dizer nesta aula.

Caso queira se aprofundar em técnicas para fazer um deploy de forma mais interessante, dê uma olhada nessa formação: https://cursos.alura.com.br/formacao-devops

Forte abraço e bons estudos!

Além disso, vi um feedback do final do curso que não sei se foi o seu (todos os feedbacks são anônimos) que falava justamente de deploy.

Teve uma outra dúvida nesse feedback sobre o pré-requisito do curso pois não foi colocado o de OO.