3
respostas

Deploy automático | Bitbucket

Bom dia pessoal,

sabem se aqui na alura tem algum curso de Deploy? Acho isso hoje em dia super importante porém tenho algumas dúvidas e dificuldades nesse processo.

Por exemplo, utilizo o bitbucket para armazenar os arquivos, porém não encontrei até hoje nenhum artigo atualizado de como fazer o deploy automático para o servidor diretamente pelo bitbucket.

Sei que existem algumas soluções pagas como o deploybot, mas alguém utiliza o bitbucket também e sabe como configura o deploy em um servidor comum como hostgator, locaweb, etc.

Abraços!

3 respostas

Oi Lucas, tudo bom?

Como o bitbucket especificamente acho que não tem mesmo. Aqui nos cursos de entrega continua você vai achar algo do genero, provavelmente utilizando github. Não tem muita diferença na verdade.

aqui tem um post de um blog falando sobre webhooks com o bit especificamente, talvez de uma luz =)

Abraço!

Obrigado pelo feedback Andre, uma das desenvolvedoras do projeto disse o seguinte: "Não trabalhamos com deploy automático. Você pode fazer as alterações normalmente, dar commit / push e depois entrar na Amazon e dar o git pull na pasta que está o site (que por acaso é a pasta site)."

O que eu entendi com isso é o seguinte, eles fazem as alterações localmente enviam as alterações para o bitbucket e depois manualmente enviam esta pasta para a amazon, desta forma como eu conseguiria subir uma pasta específica no servidor da amazon?

Por exemplo, clonar um repositorio no bitbucket pra minha maquina, fazer as alterações, enviar pro bit e dps acessar o servidor da amazon e fazer o deploy desta pasta.

Saberia me dar uma luz amigo?

Abraços!

Oi Lucas, tudo bom?

Perdão pela demora na resposta. Pelo caso, parece que o versionamento fica na pasta site mesmo, que é a pasta publica e faz todo sentido. Se você quer subir uma pasta especifica no servidor da amazon você precisaria acessar o servidor por SSH ou FTP fazendo o upload manual dessa pasta também.

Entretanto, se existe um versionamento no projeto a melhor ideia é sempre respeitar esse versionamento, a nao ser que seja algo mais estrutural do que de código. Ou seja, o ideal mesmo é você versionar essa pasta que você quer no servidor, dentro do projeto, mandar pro git e no servidor dar pull como sempre.

Abraço =)