Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Deploy Aplicação Java Spring Boot

Bom dia! Sou iniciando e gostaria de saber: Como faço para colocar no ar uma aplicação Java feita no STS arquivo .Jar ? Digo em relação a hospedagem desta aplicação java. Quais as empresas no Brasil que oferecem este serviço? Que aceite o apache tomcat e mysql. Precisa ter um domínio? Qual o conhecimento preciso ter para gerenciar esta aplicação na empresa que hospeda?

Obrigado !

5 respostas
solução!

Oi Marcelo,

Você precisa apenas de algum provedor que tenha suporte ao Java e que tenha um banco de dados MySQL. O tomcat não é necessário, pois ele estará embutido na aplicação.

A única coisa que você precisará fazer é o upload do jar da aplicação no servidor de hospedagem e rodar o projeto via linha de comando:

java -jar seuarquivo.jar

Pra acessar o projeto do browser, você precisará saber o endereço IP do seu servidor, e pode comprar um domínio e configurá-lo também, para não ter que ficar digitando o endereço de IP no browser.

Os serviços de hospedagem que conheço e que suportam Java são:

  • Umbler
  • Locaweb
  • Integrator

Tem também a opção de hospedar em algum provedor de Cloud, como Amazon, Openshift, Heroku, etc.

Geralmente esses serviços disponibilizam um painel de controle para você gerenciar sua aplicação de maneira mais simples.

Dá uma pesquisada a respeito.

Oi Rodrigo,

Muito obrigado pelos esclarecimentos! Já estou vendo aqui.

Entrei em contato com a Locaweb, mas me pareceu meio complicado, o atendente disse o seguinte:

JAVA só vai rodar em ambientes dedicados de gerenciamento do cliente. Você possui conhecimento tecnico para gerenciar o servidor?

Depois disse:

Tenho a VPS, que é um servidor de gerenciamento do cliente. Requer conhecimento avançado para ter total autonomia, acesso root da máquina e cuidar das rotinas de backup e atualizações de segurança e sistema operacional. O acesso seria via Terminal Service (2 licenças gratuitas) ou SSH. Qual a configuração necessária para este plano (memória, disco, transferência e sistema operacional)?

Então Rodrigo, Complicado hein, qual o conhecimento que preciso adquirir? Já que o programador deve se preocupar somente com a regra de negócios.

Abraço Marcelo 21.98074.7050

Oi Marcelo,

O ideal seria você ter conhecimentos de infra estrutura também, para saber lidar melhor com essa parte.

Saber sobre Linux, terminal, instalação/configuração de servidores, shell script, SSH, etc.

Ok Rodrigo, é bom sim ter uma boa noção destas ferramentas, mas pelo que vi também temos o VPS gerenciado, em que o usuário utiliza um painel de controle a sua disposição. Bom, vou continuar pesquisando aqui.

Encontrei aqui o host da uol, será que me atende Rodrigo? Não precisando ficar configurando memória, disco, backup e etc:

https://uolhost.uol.com.br/hospedagem-de-sites/linguagem-programacao/java.html#rmcl

Abraço

Oi,

Olhando por alto acredito que esse da uol te atende sim.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software