1
resposta

Bom dia !!

Parabéns pelo curso, achei muito objetivo e bem rápido. Só gostaria de tirar algumas dúvidas.

Tenho um cenário na empresa da seguinte forma: Banco de dados rodando na RDS e uma maquina EC2 rodando as aplicações. Porém o valor da minha EC2 está um pouco salgada....rsrs. Gostaria de trabalhar com 2 instancias, a principal rodando no horário comercial, e uma inferior rodando no horário com baixa demanda. Pelo que vi no curso é possível fazer isso com o load balancer, mas não entendi a parte do deploy. Como vou fazer atualizações na aplicação, e a mesma estar disponível nas duas instancias ?

Muito Obrigado !

1 resposta

Olá Felipe, tudo bem? Peço desculpas pela demora em ti responder! Não entendi uma parte do seu cenário, você quer utilizar 2 instâncias EC2 rodando a aplicação, porém você não falou se é apenas 1 aplicação, ou se são mais aplicações nessa mesma instância EC2, e também se você vai continuar ou não usando o banco de dados rodando no RDS.

Bem, pelo que eu entendi você pode sim fazer essas mudanças, acho que você quer utilizar 2 duas instancias e ficar alternando de acordo com os horários correto? Bem, na lógica a primeira instancia que vai ficar rodando em horário comercial, terá mais recursos e outra que vai rodar em horários de demanda menor, vai ter menos recursos, e você ainda vai continuar executando o banco de dados no RDS, porque fica centralizado e mais fácil de ser acessado.

Bem seguindo essa minha lógica (não sei se é realmente isso que você deseja, qualquer coisa só complementar), você poderia utilizar máquinas do mesmo nível de configuração, com isso poderia usar máquinas mais baratas até, e apenas utilizar as duas durante o horário comercial, fora desse horário você poderia utilizar apenas uma, já que acho difícil utilizar em um mesmo "Auto Scaling Group" máquinas criadas a partir de imagens diferentes.

Recomendo você ir para a nova versão desse curso, que é o curso de Curso de Deploy no Amazon EC2: Alta disponibilidade e escalabilidade de uma aplicação.

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software