Eu vi que tem o download do Android Studio, mas não encontrei o passo a passo de como instalar as dependências para rodar o build do apk.
Eu vi que tem o download do Android Studio, mas não encontrei o passo a passo de como instalar as dependências para rodar o build do apk.
Boa tarde.
Quando você abre o Android Studio pela primeira vez, ao prosseguir respondendo as perguntas, chegará em um momento que ele fará o download das dependências.
Boa tarde Flávio,
Eu baixei o android studio (android-studio-bundle-162.4069837-windows.exe). Mas a única coisa que ele estranhou foi a falta do SDK.
Ué, será que mudaram? Ele vinha com um SDK padrão e o restante era baixado quando você o executava pela primeira vez. Experimente criar um projeto novo ele para ver se ele começa a baixar as coisas.
Essa é a forma mais suave de disponibilizar um SDK sem ter que configurar variáveis de ambiente. Se por algum motivo isso não funcionar, baixe o SDK do Android.
Você precisará atribuir variáveis de ambiente no seu sistema operacional. São duas, por exemplo:
ANDROID_HOME=/home/usuario02/Android/Sdk
JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-8-oracle
O caminho é um exemplo apenas, de um caminho no Linux. No Windows, você precisará colocar o caminho de onde esta o Sdk e a instalação do Java.
Li novamente sua pergunta. Você esta em qual parte do curso do Ionic? Na parte do build para Android, é nessa parte que esta dando erro? O que acontece quando você tenta dar o build.
Oi Flavio, após baixar o skd e apontar os diretórios, como vou baixar as outras dependências ?
Detalhe, eu baixei e instalei o jdk 8, coloquei a variável de ambiente JAVA_HOME.. mas ainda o atalho javac não é reconhecido.. somente a palavra java, o terminal reconhece... esta errado ?
Então Flávio, Quando eu tento rodar o build, ele diz que não encontrou o build tools, eu suponho que seja porque ainda não instalei as dependências do android studio.
Eu instalei o Android SDK Manager, apareceu as dependências, já veio algumas opções marcadas para instalar.. selecionei também o Android SDK build-tools... eu imagino que funcione agora...
As variáveis de ambiente não devem estar corretas. Bom, na dúvida, baixe o SDK do Android e configure as variáveis de ambiente.
Essa forma mais trabalhosa é detalhada aqui no curso de Ionic 1 .
https://cursos.alura.com.br/course/ionic-2/task/21630
Veja a parte de Windows, na parte de Download do SDK.
O mais estranho é que mais de 300 alunos já terminaram o curso sem problema nesta parte. Vamos tentar essa solução.
Em suma, para funcionar você precisa:
Isso..build tools!!!!
Coloquei as variáveis de ambiente e nada...
erro ao rodar: FAILURE: Build failed with an exception.
Where: Script 'C:\xampp\htdocs\MyExpense\platforms\android\CordovaLib\cordova.gradle' line: 64
What went wrong: A problem occurred evaluating root project 'android'.
No installed build tools found. Install the Android build tools version 19.1.0 or higher.
Eu acabei, usando uma solução fora de recomendação sua.. que vi no fórum, para atualizar o cordova android para 6.2.1
Acha que isso pode ser o motivo da falha?
xampp? Agora quem ficou confuso foi eu. O que o Xampp do PHP esta fazendo ai no processo de build? Você instalou o android dentro da pasta do servidor?
Sugiro você remover tudo e instalar novamente, fora do servidor. Isso pode lhe causar sérios problemas.
Aliás, peço que comece tudo do zero, removendo tudo que estiver dentro da sua pasta do servidor e instalando novamente.
Baixe novamente o build tools e faça a atribuição correta da variável de ambiente ANDROID_HOME
no windows. Qual o valor dessa variável de ambiente hoje?
O problema é que o Ionic não esta encontrando a pasta do SDK, provavelmente sua variável de ambiente não esta correta.
Ok, vou remover o projeto do diretório do xampp, eu deixei lá para centralizar os projetos... que saco refazer tudo ... rs mas ok, obrigado.
Oi Flavio, eu retirei o projeto do htdocs.
Nas dependências do SDK instalei: Android SDK Tools Android SDK Platform-tools Android SDK Build-tools
Android 8.0 (API 26) - Platform - Sources for Android SDK
Android 6.0 (API 23) - Platform - Sources for Android SDK
Google USB Driver
~\Documents\App\Expense> node -v v6.9.2
~\Documents\App\Expense> ionic --version 2.2.1
~\Documents\App\Expense> npm --version 3.10.9
~\Documents\App\Expense> ionic build android
ionic-hello-world@ ionic:build C:\Users\222845950\Documents\App\Expense ionic-app-scripts build
[10:39:31] ionic-app-scripts 1.0.0 [10:39:31] build dev started ... [10:39:31] clean started ... [10:39:31] clean finished in 8 ms [10:39:31] copy started ... [10:39:31] transpile started ... [10:39:35] transpile finished in 3.13 s [10:39:35] webpack started ... [10:39:35] copy finished in 3.34 s [10:39:41] webpack finished in 6.46 s [10:39:41] sass started ... [10:39:42] sass finished in 757 ms [10:39:42] build dev finished in 10.37 s ANDROID_HOME=C:\Users\222845950\AppData\Local\Android\android-sdk
JAVA_HOME=C:\Program Files (x86)\Java\jdk1.8.0_144
Subproject Path: CordovaLib
Starting a new Gradle Daemon for this build (subsequent builds will be faster).
FAILURE: Build failed with an exception.
Error occurred during initialization of VM Could not reserve enough space for 2097152KB object heap
Run with --stacktrace option to get the stack trace. Run with --info or --debug option to get more log output.
Error: cmd: Command failed with exit code 1 Error output: FAILURE: Build failed with an exception.
Error occurred during initialization of VM Could not reserve enough space for 2097152KB object heap
Alguma sugestão ?